Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
6

Disfuncão: Perturbações tiram erecção

O desejo de consumar uma paixão pode esfriar de um momento para o outro e deixar frustrada a própria pessoa ou o/a parceiro/a por uma indesejável e inoportuna perturbação sexual. Não tão raro como isso, a verdade é que, segundo estudos internacionais, quase metade (43 por cento) das mulheres e um terço (31 por cento) dos homens sofrem de disfunções sexuais.
7 de Junho de 2009 às 00:30
Ana Sofia
Ana Sofia FOTO: Rui Vasco

A disfunção sexual é uma perturbação, não doença, e a mais frequente nos homens é a ejaculação prematura. Afecta um quinto do género masculino.

Se é lugar-comum pensar-se que todo o homem é um lover boy, um bom amante na cama, ditam as estatísticas que a realidade é outra. Cinco por cento dos homens – há estudos que avançam com números mais preocupantes, para eles e para elas – que sofrem de disfunção eréctil, ou impotência, e outros tantos homens têm pouco ou nenhum desejo sexual.

As mulheres não escapam à falta ou à diminuição do desejo sexual que atinge um quinto do género feminino. Dezassete por cento das mulheres têm também dificuldade de excitação e a mesma percentagem queixa-se de dor durante o coito.

As causas para as perturbações sexuais são várias e algumas podem ser genéticas e hereditárias, podendo indiciar um sintoma de doença.

Quem o diz é o endocrinologista especialista na área da Sexologia, Santinho Martins. "O homem tem erecção se tiver em bom estado todo o seu organismo. O sistema circulatório deve estar bem para que sejam irrigados os vasos sanguíneos penianos." Mas não só. Níveis de colesterol elevados, diabetes, obesidade, consumo de tabaco e alteração metabólica podem contribuir para uma disfunção sexual.

Existe desde há um mês no mercado um medicamento – da marca Priligy – para o tratamento da ejaculação prematura. O laboratório que o comercializa, Janssen-Cilag, ainda não tem dados sobre a venda deste remédio, que não tem genérico nem comparticipação do Estado.

EJACULAÇÃO PREMATURA

A ejaculação prematura é uma disfunção sexual comum que se caracteriza por uma ejaculação que ocorre antes ou durante um minuto após a penetração vaginal. Tem causas físicas e psicológicas.

IMPOTÊNCIA DURANTE MESES

A disfunção eréctil, ou impotência sexual, é a incapacidade constante ou recorrente de obter ou manter uma erecção que permita a actividade sexual durante um período de pelo menos três meses.

LEITURAS: PRAZER SEM LIMITES

As melhores técnicas sexuais são descritas no livro ‘Prazer sem Limites’. Trata-se de um manual ilustrado que estimula a imaginação do leitor, apresentando exemplos originais, desde práticas menos usuais aos lugares e fantasias mais empolgantes. O livro custa 10 euros.

"FOI MUITO RÁPIDA": Ana Sofia Miguel, Empresária, 24 anos

Sexo é...

Algo essencial.

Qual a importância do sexo?

Faz parte da índole do ser humano, essencial à vida, como comer, como respirar.

Como foi a primeira vez?

Foi muito rápida!

APONTAMENTOS

DIABÉTICOS AFECTADOS

A diabetes é uma doença que afecta o nível sexual após uns anos. Dizem os especialistas que metade dos doentes diabéticos tem problemas sexuais ao fim de dez anos de doença, sejam homens ou mulheres, e que 70 por cento dos diabéticos com mais de 65 anos começam a ter problemas de erecção.

SÍFILIZ FAZ DOENTES

Podendo ser considerada por alguns como uma doença do passado, a verdade é que a sífilis continua a ser uma doença dos nossos dias. Transmite-se através do sexo, tendo como responsável a bactéria treponema pallidum. Se não for tratada torna-se crónica.

ALERGIA A PRESERVATIVO

Apesar de não ser uma situação muito comum, a verdade é que há pessoas que fazem alergia ao látex e/ou ao lubrificante dos preservativos. Quando se experimenta várias marcas (com e sem lubrificante) e as reacções alérgicas se mantêm é aconselhável a opção por preservativos de poliuretano.

AMÊIJOAS APAIXONADAS

Ingredientes:

– 1 kg de amêijoas frescas

– 2 cebolas

– 3 dentes de alho

– -2 dl natas para culinária

– -2 gemas de ovo

– Pimenta q.b.

– Paprica q.b.

– 2 colheres de sopa de manteiga

– Coentros picados

Confecção:

Coloque as amêijoas em água fria com um pouco de sal durante duas horas. Lave-as bem. Ponha--as depois numa frigideira ao lume até abrirem. Aproveite a água da fervura. Aloure a cebola e o alho na manteiga. Tempere com pimenta e paprica, juntando a água das amêijoas, natas e gemas de ovo batidas. Quando ferver, junte as amêijoas e polvilhe com coentros.

"TOMO UM BOM PEQUENO-ALMOÇO": Mafalda Pinto

Correio da Manhã – É uma fã do exercício físico?

Mafalda Pinto – Todos os dias vou correr uma hora e nos dias de chuva frequento, em alternativa, o Vivafit, que sendo mesmo pertinho de casa é uma boa desculpa para não faltar.

– Faz dietas?

– Não, simplesmente tenho cuidado com a alimentação. Tomo um bom pequeno-almoço e ao jantar como menos. Uso e abuso da fruta, saladas e iogurtes. Não gosto de fritos nem de bolos. Mas de vez em quando não resisto a um chocolate.

– Já fez alguma cirurgia plástica ?

– Não, e considero um assunto que deve ser bem ponderado por quem pretenda ir por esse caminho.

– Quais os segredos para a boa forma e elegância?

– Uso um bom hidratante, faço exfoliação de duas em duas semanas e massagens relaxantes, com mesoterapia uma vez por mês.

– A maquilhagem é um hábito seu?

– Só por questões de trabalho é que me maquilho. Nas férias dou à pele um tempo para descansar. Ao cabelo, de duas em duas semanas, faço uma máscara hidratante ou uma de queratina, uma vez por mês.

PERFIL

Surgiu como actriz na série ‘Morangos com Açúcar’ e fez alguns trabalhos como modelo e apresentadora da televisão. Actualmente está a gravar ‘Damas e Valetes’ e ‘Feitiço de Amor’.

NOTAS

ANSIEDADE: PSICOLÓGICO

Os factores psicológicos podem ser determinantes numa relação sexual. É o caso da ansiedade, que pode ter efeitos negativos no homem

MUTILAÇÃO: MUÇULMANO

A mutilação genital, uma prática comum nos países muçulmanos, implica a ablação do clítoris. As mulheres deixam de sentir prazer no coito

RISCOS: PROMÍSCUO 

Os indivíduos promíscuos, que trocam de parceiro com frequência e não usam preservativo, têm mais probabilidade de contrair doenças

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)