Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
6

Disponível ‘Casa Aberta’ para maiores de 80 anos receberem 2.º reforço da vacina Covid-19

380 mil já têm o segundo reforço. População com mais de 65 vacinada no outono.
Francisca Genésio 25 de Junho de 2022 às 09:17
A carregar o vídeo ...
Disponível ‘Casa Aberta’ para maiores de 80 anos receberem 2.º reforço da vacina Covid-19
A modalidade ‘casa aberta’, que permite que à população se desloque a um centro de vacinação e receba a vacina contra a Covid-19 sem qualquer agendamento, está disponível, desde esta sexta-feira, para as pessoas com 80 ou mais anos que cumpram os critérios de elegibilidade para receber a segunda dose de reforço.

O balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS) dá conta de que, até ao momento, “foram vacinadas cerca de 380 mil pessoas acima dos 80 anos, bem como residentes de Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas ”. Os horários de funcionamento dos centros de vacinação estão disponíveis para consulta no site da DGS.

Em comunicado, a autoridade nacional de saúde relembra que a população elegível para esta segunda dose “deve ser vacinada com um intervalo mínimo de 4 meses após a última dose ou após um diagnóstico de infeção”. Para os cidadãos que tenham recebido todas as doses anteriormente disponibilizadas, esta será a 4ª inoculação. A campanha de vacinação do próximo outono/inverno prevê a coadministração das vacinas contra a gripe e Covid-19 na população com mais de 65 anos, pessoas com mais de 18 anos com doenças graves, profissionais de saúde e utentes de lares e de cuidados continuados.

PORMENORES
Vacinas evitaram mortes
Desde a aprovação, em dezembro de 2020, as vacinas contra a Covid-19 evitaram a morte de 19,8 milhões de pessoas, em 31,4 milhões de potenciais óbitos, diz um estudo publicado na revista científica ‘The Lancet’.

Acesso a medicamentos
O Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida defende que “é eticamente exigível garantir o rápido acesso da população ao medicamento”, defendendo mecanismos iguais às vacinas contra a Covid-19.

Internamentos descem
Portugal registou, entre 14 e 20 de junho, 95 943 infeções, 239 mortes por Covid-19 e uma nova diminuição dos internamentos em Enfermaria e Intensivos, indicou esta sexta-feira a DGS.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ver comentários
}