page view

Documentário alerta para a possibilidade de mega tsunami em Portugal

Cientistas dizem que zona algarvia não está preparada para novo terramoto que pode matar milhares.

29 de março de 2017 às 11:39

Comunicação Social internacional fala da possibilidade de um mega tsunami que pode atingir Espanha e Portugal e matar milhares de pessoas.

É só uma questão de tempo até que um mega tsunami afete as zonas costeiras de Portugal e Espanha, causando uma catástrofe que promete matar milhares de pessoas.

O aviso surge num documentário, que está a ser citado em diversos meios de comunicação social internacionais.

Em "La Gran Ola" ou "A Grande Onda", elaborado com os depoimentos de diversos cientistas, é dito que os dois países não estão preparados para tamanha catástrofe e que as estimativas apontam para pelo menos 1200 mortos na eventualidade de tal cenário se verificar.

A zona mais atingida seria o golfo de Cádis, que engloba o Algarve e é uma área popular entre turistas.

Na memória surge o terramoto que, em 1755, atingiu Lisboa e matou mais de dez mil pessoas. O realizador do documentário chega mesmo a avançar que este hipotético mega tsunami poderia ser uma repetição do cenário devastador que atingiu Portugal no século XVIII.

Para fazer o documentário, uma série de cientistas foram entrevistados e todos deixaram o mesmo aviso: Portugal e Espanha não estão preparados para um cenário catastrófico e é necessário instalar um sistema de pré-aviso de tsunami.

"A questão não passa por saber se irá acontecer um novo tsunami, mas antes por saber quando isso irá acontecer", diz um dos cientistas espanhóis entrevistados.

Outro, português, relembra que o Golfo de Cádis tem "diversas falhas que poderão causar um terramoto a qualquer momento".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8