page view

Doenças respiratórias matam 12 mil por ano

Mortes por pneumonia deixam País “mal na fotografia” europeia.

09 de março de 2016 às 04:41

As doenças respiratórias foram responsáveis, em oito anos, pela morte de mais de 97 mil portugueses. Os dados, referentes ao período entre 2007 e 2014 e que foram ontem apresentados pela Direção-Geral da Saúde, mostram que anualmente, e em média, este tipo de maleitas ceifa a vida a cerca de 12 mil pessoas no País.

O relatório ‘Portugal – Doenças Respiratórias em Números 2015’ apresenta uma diminuição de 16,9% da taxa de mortalidade padronizada abaixo dos 65 anos, entre 2009 e 2013. Mesmo assim, as doenças respiratórias são a terceira causa de morte no País e é entre os idosos que fazem mais vítimas.

A pneumonia é a mais letal: representa quase 47% de todos os óbitos registados por este tipo de doença. Um cenário que faz Portugal "ficar mal na fotografia", diz Cristina Bárbara, diretora do Programa Nacional para as Doenças Respiratórias, porque coloca o País muito acima da média europeia, só ultrapassado pela Eslováquia. Já a asma e a doença pulmonar obstrutiva crónica, para a qual o Governo pretende que todos os centros de saúde possam realizar o exame de diagnóstico, mostram sinais positivos face à Europa.

As doenças respiratórias são também a quinta principal causa de internamentos e representaram, em 2014, mais de 213 milhões de euros em custos associados a estadias hospitalares

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8