Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
4

Doentes desesperam por atendimento na Urgência

As Urgências do Hospital de São João, no Porto, e do Hospital D. Pedro, em Aveiro, estão a rebentar pelas costuras. Durante o dia de ontem foram longas as horas que os pacientes tiveram de aguardar para serem atendidos. A situação é idêntica em vários pontos do País, tendo o caso mais grave sido registado no Barreiro. Os doentes foram desviados para Almada e para Setúbal.
5 de Março de 2012 às 01:00
Dezenas de familiares e doentes aguardavam ontem ao final da tarde à porta da Urgência de Aveiro
Dezenas de familiares e doentes aguardavam ontem ao final da tarde à porta da Urgência de Aveiro FOTO: Nuno Fernandes Veiga

"A minha filha está com gripe, e estou há duas horas à espera para ela ser vista. Não sei quanto tempo mais vou ter de estar aqui", disse ao CM Carla Santos, 30 anos, empregada doméstica, que aguardava ontem na Urgência do Hospital de Aveiro.

O número de doentes vítimas do vírus do gripe tem aumentado nas últimas semanas. Os principais hospitais do Norte não têm conseguido responder em tempo satisfatório a todos os pacientes que ali se deslocam à procura de ajuda. "Demorei duas horas para ser atendida, e depois o médico pediu para fazer umas análises. Agora, já estou à espera dos resultados há três horas. No total, já cá estou há cinco horas", lamentou Virgínia Ferreira, auxiliar educativa, de 51 anos, que recorreu ao Hospital de São João.

No Hospital de Aveiro, o tempo médio de espera para as pulseiras amarelas era de quatro horas, enquanto que para as laranjas estava nas duas horas. "Está muito frio cá fora, e se esperarmos lá dentro, com tanta gente doente à volta, os que ainda não estão contaminados com a gripe acabam por ficar", sublinharam, em forma de protesto, várias pessoas que se encontravam no exterior das Urgências em Aveiro. No Porto, os doentes que chegavam de ambulância enchiam os corredores.

URGÊNCIAS PORTO SAÚDE
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)