Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
9

Doentes triados com senha azul ou verde vão ser reencaminhados para os cuidados de saúde primários

Vítor Herdeiro assinalou importância de atenuar afluência de doentes não urgentes às urgências hospitalares.
Lusa 30 de Junho de 2022 às 16:28
Hospital São Francisco Xavier
Hospital São Francisco Xavier FOTO: CMTV
Os doentes triados com senha azul ou verde nas urgências hospitalares vão passar a ser reencaminhados para os cuidados de saúde primários, segundo uma circular que vai ser emitida pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS).

O presidente da ACSS, Victor Herdeiro, deu a informação esta quinta-feira quando participava na sessão de perguntas e respostas de um painel no fórum anual do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), organizado pela Estrutura de Missão Recuperar Portugal e a Comissão Europeia, no Museu dos Coches, em Lisboa.

Salientando o impacto do PRR na saúde, Vítor Herdeiro assinalou a importância de atenuar a afluência de doentes não urgentes às urgências hospitalares.

"É garantir que os doentes que são triados a verde ou azul nas urgências possam ser reencaminhados para os cuidados de saúde primários. Portugal é conhecido por ter um acesso excessivo à urgência de doentes não urgentes. Uma circular que vai sair agora da ACSS vai exatamente enquadrar este plano no sentido em que as pessoas sejam atendidas", disse.

O responsável da ACSS destacou que "naturalmente, as pessoas que precisarem de ir às urgências" poderão continuar a fazê-lo, mas defendeu a importância de "aprofundar" a relação - "que já existe" - entre unidades hospitalares e cuidados de saúde primários.

"A expectativa é que até ao final do ano já se consiga sentir essas alterações e no ano seguinte se sinta de uma forma mais intensa", acrescentou.

Administração Central do Sistema de Saúde ACSS PRR saúde
Ver comentários
}