Sub-categorias

Notícia

Domingo há nova chuva de estrelas

Fenómeno pode ser visto a partir das 23h do dia 12, em Portugal Continental e Ilhas.
11.08.18

Uma chuva de meteoros das Perseidas irá atingir o seu pico na noite do próximo domingo, dia 12 de agosto. Em Portugal será possível observar o fenómeno a olho nu a partir das 23 horas, quando a constelação de Perseus surgir acima da linha do horizonte.

Os meteoros Perseidas formam uma chuva de estrelas aquando da sua passagem próximo da Terra, na sua órbita em torno do sol. Este fenómeno ocorre todos os anos no mês de agosto e, este ano, os cientistas estimam que seja possível observar cerca de 110 meteoros por hora.

De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa, quando estes detritos atingem a atmosfera desintegram-se deixando rápidos rastos de luz, fenómeno ao qual chamamos "chuva de estrelas".

Este ano será mais fácil observar a chuva de estrelas, uma vez que a fase de Lua Nova começa já este sábado, dia 11, deixando o céu mais escuro e propenso à observação dos rasgos luminosos trazidos pelos meteoros.

Para vislumbrar a chuva de meteoros não será necessário nenhum equipamento: o fenómeno pode ser visto a olho nu, tanto em Portugal Continental como nos Arquipélagos da Madeira e Açores.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!