Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
2

Dose de sardinha está a sete euros (COM VÍDEO)

A sardinha assada é a rainha das festas dos Santos Populares e, nestes dias, é o prato mais pedido nos restaurantes lisboetas, apesar de estar mais cara este ano e ser, maioritariamente, congelada.
9 de Junho de 2012 às 01:00
Sardinha está a ser vendida entre os 7 e 12 euros
Sardinha está a ser vendida entre os 7 e 12 euros FOTO: d.r.

Pedir uma dose de sardinha no prato (com cinco unidades), acompanhada de salada, custa sete euros, no restaurante Solar São Cristóvão, na rua das Farinhas, bairro da Mouraria.

Já se o cliente preferir a tradicional sardinha no pão, pagará 1,5 euros. "A sardinha está muito boa e na nossa casa é sempre fresca. Dar sardinha congelada ao cliente é estar a enganá-lo", disse Manuela Costa, dona do restaurante, acrescentando que a crise não chegou às festas de Santo António: "A pessoas continuam a comer sardinha, apesar do preço".

A Norte, as festas dos Santos Populares já estão a levar milhares de pessoas à procura de sardinhas. Os restaurantes de Matosinhos têm recebido verdadeiras enchentes de pessoas, que não resistem ao cheiro do peixe grelhado que invade as ruas da cidade. Com o aproximar das festas, a sardinha começa a ficar mais cara, mas mesmo assim continua a ser o prato principal.

"A sardinha está cara nesta altura, mas continuamos a comprar. É o peixe que os clientes mais procuram. Estamos a vender a dose, que leva 10 sardinhas, a 12 euros com acompanhamento", disse José Freitas, proprietário do restaurante O Xitol.

O ponto alto dos Santos Populares será a noite de S. João. José Freitas diz que nesse dia vende três mil sardinhas.

Sardinha Mouraria Santos Populares
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)