Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
5

Drogas detectadas em minutos

Drogas, muitas vezes confundidas ou ocultadas com embriaguez provocada pelo álcool, podem agora ser detectadas em minutos e com amostras mínimas, graças a um novo método criado pela Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã.
4 de Junho de 2012 às 10:41
Método visa detectar drogas, muitas vezes confundidas ou ocultadas com embriaguez provocada pelo álcool
Método visa detectar drogas, muitas vezes confundidas ou ocultadas com embriaguez provocada pelo álcool FOTO: Getty Images

O processo está a ser desenvolvido no Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS) da UBI para detectar piperazinas, comprimidos alucinogénicos vendidos em lojas e na Internet, e a partir deste mês passará a detectar drogas legais baseadas em extractos de plantas.

Vai também passar a ser possível realizar a análise a partir de saliva ou em cadáveres, para além das análises actualmente feitas em urina, explicou à Agência Lusa a investigadora Eugénia Gallardo, orientadora do trabalho de Ivo Moreno e Beatriz Fonseca, alunos de bioquímica.

A facilidade de acesso às drogas e a sua rápida disseminação no espaço europeu incentivaram Ivo Moreno a desenvolver um processo que considera útil e que, no limite, pode salvar vidas.

A rapidez dos resultados pode ajudar em situações "de intoxicação, em hospitais, ou pode ajudar outras autoridades, em detenções ou acidentes rodoviários", exemplificou o aluno. 

Drogas Universidade Beira Interior piperazinas
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)