Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
8

Euromilhões: "É impossível estar-se preparado para isto"

Luís discutiu prémio em tribunal e está feliz na agricultura. Francisco deixou de ser operário.
Fátima Vilaça, L.R. e José António Pereira 28 de Outubro de 2014 às 10:57
Luís Ribeiro ajuda pais no campo
Luís Ribeiro ajuda pais no campo FOTO: jorge silva

Luís Ribeiro tem agora 30 anos. Em fevereiro de 2007, ele e a então namorada, Cristina, ganharam 15 milhões de euros no Euromilhões. O casal – o mais jovem vencedor de sempre do primeiro prémio – saltou para a ribalta por se ter desentendido sobre a quem pertencia o dinheiro, que acabou por ser disputado em tribunal. À distância de sete anos e agora já na posse da sua metade do valor, Luís diz que a sua vida "nada mudou".

"Era feliz na altura e agora também. Não sou mais feliz por ter mais dinheiro", garante o jovem de Barcelos, que entretanto concluiu a sua licenciatura em Ciências Económicas e Empresariais e que já refez a sua vida amorosa: está de casamento marcado. "Ninguém está preparado para isto, para ganhar um prémio destes", refere o homem, que não teve apoio psicológico "por decisão de terceiros". "Quem ganha, precisa deste tipo de ajuda especializada", realçou.

Luís trabalhou durante alguns meses como economista, mas regressou a casa. Agora ajuda os pais nas lides do campo. "É aqui que me sinto bem. Que me sinto eu. Não me sinto inferior por ordenhar vacas", atirou o euromilionário. Luís Ribeiro comprou uma casa e tem carro novo, mas não é excêntrico. Diz que a preocupação é nunca ter menos do que o que ganhou. Ao vencedor de Castelo Branco, deixa o conselho de "fazer apenas aquilo em que se sinta confortável".

Em 2010, num quiosque de Castelo de Paiva, Francisco Cardoso, de Cinfães, acertou no primeiro prémio – houve dois totalistas – e recebeu mais de 14 milhões. Deixou de ser operário da construção civil. Sem o stress do trabalho, deixou também de fumar. "Ajudei os meus irmãos, a família. Ajudei também a freguesia a restaurar o interior da capela de Santa Isabel. Gastei lá cerca de 60 mil euros. Fiz uma casa e comprei uns terrenos", diz o homem, 47 anos, que foi aconselhado por bancários a não emprestar dinheiro.

euromilhões prémio vencedores
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)