Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
6

Ébola: Justiça madrilena vai analisar questões da infeção

Cimeira contará com magistrados, procuradores, forenses e secretários judiciais.
10 de Outubro de 2014 às 15:09
Javier Romero, marido da enfermeira espanhola infetada, está isolado no Hospital Carlos III, em Madrid
Javier Romero, marido da enfermeira espanhola infetada, está isolado no Hospital Carlos III, em Madrid FOTO: Andrea Comas/Reuters

A justiça madrilena vai realizar nos próximos dias uma cimeira para analisar todas as questões relacionadas com a infeção com o vírus do ébola, confirmou o presidente do Tribunal Superior de Justiça de Madrid (TSJM).

Francisco Javier Vieira indicou que nessa reunião de trabalho se analisará com todos os setores envolvidos da administração da justiça a sua resposta ao primeiro caso de contágio na Europa, o da auxiliar de enfermagem Teresa Romero Ramos.

A cimeira contará com a participação de magistrados, procuradores, forenses e secretários judiciais.

"Vou procurar garantir que nos antecipamos a qualquer ação que exija uma resposta por parte da Justiça", disse.

Javier Vieira defendeu que é importante "refletir e ver o que pode ter falhado e como se pode corrigir o antes possível".

"Enorme pena"

Até agora, a justiça espanhola só foi chamada a intervir quando as autoridades madrilenas solicitaram a um tribunal administrativo autorização para a entrada em casa de Teresa Romero para retirar o cão da família, Excalibur, que foi depois abatido.

Admitindo "enorme pena" pela morte do cão, o presidente do TSJM disse que a decisão foi ponderada pelos especialistas e se optou por uma solução "aparentemente acertada".

Sobre esta questão, o partido de defesa dos direitos dos animais PACMA apresentou esta sexta-feira uma queixa contra o conselheiro de Saúde de Madrid, Francisco Javier Rodríguez, por um alegado delito de prevaricação ao ter autorizado o abate do cão.

Em comunicado o PACMA considera que o delito foi cometido porque as autoridades não realizaram um diagnóstico prévio ao animal.

Vários protestos sobre este caso estão marcados para este fim-de-semana.

presidente do Tribunal Superior de Justiça de Madrid Francisco Javier Vieira ébola
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)