Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
5

Emigrantes portugueses apoiam seleção em França

Portugueses fazem festa nas ruas de Paris.
11 de Outubro de 2014 às 17:26
'Roulottes' apostam em comida portuguesa em dia de jogo
'Roulottes' apostam em comida portuguesa em dia de jogo FOTO: Mário Cruz / Lusa

As imediações do Stade de France, nos arredores de Paris, transformaram-se este sábado durante algumas horas numa mistura de festa popular portuguesa com sotaque francês, antes do encontro particular de futebol entre França e Portugal.

Muitas dos donos das "roulottes" e "barraquinhas" que, do dia para a noite, apareceram junto ao recinto resolveram apostar numa fusão entre o português e o francês, talvez na tentativa de "conquistar" os milhares de emigrantes portugueses que vivem no país e que vão assistir ao jogo no estádio.

Com muitas bandeiras e cachecóis de Portugal à mistura, e também por vezes com a música de Quim Barreiros, uma das zonas mais parecia uma festa popular digna de um Santo António ou de um São João. Enquanto uma das "barraquinhas" dizia nos seus letreiros que "Há bifanas avec frites" [há bifanas com batatas fritas], a outra ao lado optou pela "sardinhada", algo que já se adivinhava a alguns bons metros de distância devido ao habitual cheiro que se espalhou pela zona. Tudo, claro, com uma "imperial/biere" a acompanhar.

"Não gostamos de vir a Paris, não gostamos muito da cidade, só mesmo Portugal para nos fazer vir aqui", disse à Lusa um dos muitos emigrantes portugueses que passeavam pela "festa lusitana".

Paris França Portugal futebol emigrantes seleção
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)