Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
7

Empresário de Seia cria Museu do Queijo

Objetivo é divulgar o setor e atrair visitantes.
30 de Janeiro de 2016 às 10:42
O promotor do projeto, Ricardo Ramos, disse que o Museu do Queijo de Seia envolve um investimento de cerca de 500 mil euros
O promotor do projeto, Ricardo Ramos, disse que o Museu do Queijo de Seia envolve um investimento de cerca de 500 mil euros FOTO: Miguel Pereira da Silva

A cidade de Seia vai ter um museu dedicado ao queijo, que surge por iniciativa de um empresário local que pretende contribuir para o aumento da oferta turística da região da Serra da Estrela.


O promotor do projeto, Ricardo Ramos, disse à agência Lusa que o Museu do Queijo de Seia envolve um investimento de cerca de 500 mil euros e deverá abrir este ano.


O museu abordará "diversas áreas" relacionadas com o queijo e com o território da Serra da Estrela", e será um 'museu vivo', segundo o responsável.


Ricardo Ramos adiantou que o espaço museológico mostrará aspetos relacionados com o passado, mas também permitirá que os visitantes acompanhem "todo o ciclo relacionado com o queijo" na atualidade.


O novo espaço, que vai ocupar um piso do edifício do 'Mercado do Queijo', situado próximo do Museu do Pão, terá a designação de Museu do Queijo de Seia, mas também abordará outros aspetos da região da Serra da Estrela.


"Podemos encontrar áreas relacionadas com a fauna, com a flora, com a geografia, com as gentes, com a comunidade, com as tradições e, depois, temos como área principal a pastorícia e o queijo Serra da Estrela", adiantou.


Na vertente da pastorícia, disse que serão abordados aspetos como as fardas dos pastores, a transumância, as histórias, as lendas e os lugares.

Museu do Queijo
Ver comentários