Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
9

Empresários portugueses na Ucrânia relatam dificuldades

Portugueses fazem queixas a secretário de Estado Bruno Maçães.
23 de Abril de 2015 às 21:40
O secretário de Estado dos Assuntos Europeus Bruno Maçães esteve em Kiev
O secretário de Estado dos Assuntos Europeus Bruno Maçães esteve em Kiev FOTO: EPA

O secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Bruno Maçães, encontrou-se esta quinta-feira em Kiev com empresários portugueses, de quem ouviu as dificuldades que vivem na Ucrânia, no ambiente de crise económica e social.

"Afirmaram que a situação é muito difícil, mas são problemas que já existiam, que já estavam identificados. Ainda assim não querem sair [do país]", afirmou o secretário de Estado à agência Lusa, referindo que no encontro participaram empresários da construção civil, de serviços e do setor farmacêutico.

Bruno Maçães iniciou na quarta-feira uma visita oficial à Ucrânia, tendo mantido encontros com várias individualidades, nomeadamente o embaixador Jan Tominski e com a vice-Chefe da Administração do Presidente da República, Valeriy Chally. Hoje encontrou-se com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Pavlo Klimkin.

"São encontros de apoio político a poucas semanas da cimeira de Riga [entre os países de Leste e a União Europeia, marcada para os dias 21 e 22 de maio]. A mensagem é que estamos com a Ucrânia e que a Ucrânia precisa de apoio internacional", afirmou Bruno Maçães.

Na sexta-feira, o secretário de Estado desloca-se a Goshcha, para visitar uma unidade fabril da empresa portuguesa FAPOMED, e até segunda-feira viajará para Mariupol para encontros, entre outros, com o cônsul da Grécia e o representante das Nações Unidas.

secretário de Estado dos Assuntos Europeus Bruno Maçães Ucrânia empresários portugueses
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)