Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
5

Enfermeiros ameaçam com greve

Os enfermeiros consideram as propostas apresentadas pelo Ministério da Saúde “uma vergonha” e um “insulto à enfermagem portuguesa”. Como tal, ameaçam realizar dois dias de greve e uma concentração junto ao Ministério da Saúde no dia 13 de Março se a ministra da saúde não tiver em conta as propostas dos profissionais de saúde para a revisão do estatuto da carreira .
4 de Março de 2009 às 13:34
Enfermeiros ameaçam com greve
Enfermeiros ameaçam com greve

Os quatro sindicatos representantes dos enfermeiros portugueses afirmaram esta manhã não abdicar dos três princípios estruturantes para a futura carreira e acrescentam um quarto princípio, o da descategorização dos actuais enfermeiros da área de gestão, por o considerarem igualmente “inegociável”.

Assim sendo, os sindicatos defendem a consagração de uma carreira única, com “apenas uma categoria de enfermeiros” e criticam a grelha salarial proposta pela ministra da saúde, Ana Jorge, uma vez que “o Ministério da Saúde propôs uma grelha salarial inferior àquela que o Governo, por lei, consagrou para os restantes licenciados da Administração Pública”, segundo José Carlos Martins, representante do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses. Com esta medida, “só no fim de cinquenta anos de exercício é que os profissionais poderão atingir o topo da primeira categoria de enfermeiro, o que é impraticável”, referiu o representante sindical.  

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)