Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
8

Enfermeiros do Norte denunciam "situação insustentável" no hospital de Penafiel

Área respiratória do serviço de urgência tinha na segunda-feira 115 doentes, 29 dos quais casos confirmados covid-19.
Lusa 27 de Outubro de 2020 às 20:17
Hospital Padre Américo, em Penafiel
Hospital Padre Américo, em Penafiel FOTO: Direitos Reservados
A Ordem dos Enfermeiros Norte denunciou esta terça-feira a "situação insustentável" do Hospital Padre Américo, em Penafiel, apontando que às 22:00 de segunda-feira a área respiratória do serviço de urgência tinha 115 doentes, 29 dos quais casos confirmados covid-19.

"Isto para quatro enfermeiros. O conselho de administração tenta gerir, conseguiu um reforço de enfermeiros a meio da noite, mas não é humanamente possível (...). A tutela tem de tomar uma decisão importantíssima e olhar para este hospital, o mais preocupante a norte, de forma incisiva", disse à Lusa o presidente da secção regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros.

João Paulo Carvalho disse ter conhecimento de que "às 22:00 de ontem [segunda-feira] a área respiratória da urgência tinha 115 doentes", sendo que "31 tinham sido triados por enfermeiros e tinham seis horas de espera para observação médica".

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Norte Ordem dos Enfermeiros Norte Hospital Padre Américo Penafiel saúde
Ver comentários