Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade

Enfermeiros mudam-se para centros de saúde

Quase 100 enfermeiros vão deixar os hospitais e passar a exercer nos centros de saúde da região.
João Mira Godinho 12 de Dezembro de 2016 às 08:39
Enfermeiros
Enfermeiros FOTO: Pedro Noel da Luz
Quase 100 enfermeiros vão deixar os hospitais e passar a exercer nos centros de saúde da região. "Para já, vamos receber 38, e vão seguir-se mais 60, de que estamos a tratar dos papéis", avança, ao CM, João Moura Reis, presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve .

Os profissionais transferem-se no âmbito da mobilidade dos enfermeiros e vão reforçar uma área que, até agora, tem sido deficitária nos centros de saúde. "Esta solução permite ultrapassar as limitações à contratação a que estamos sujeitos", refere ainda Moura Reis.

Também no quadro dos médicos, a ARS está confiante numa rápida solução das carências dos centros de saúde algarvios. "Se no próximo ano viermos a receber o mesmo número de médicos de medicina geral e familiar que conseguimos este ano [24], ficamos bem", garante o presidente da ARS.

Também no próximo ano, João Moura Reis quer criar condições para que cada equipa de cuidados continuados integrados de proximidade – apoio a utentes acamados ou com dificuldades de locomoção – consiga dar resposta a todos os casos que lhe são atribuídos.
João Moura Reis presidente da Administração Regional de Saúde saúde enfermeiros
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)