Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
1

Ensino superior: Nova fase de candidaturas a bolsas

O Ministério da Educação e Ciência anunciou esta sexta-feira a abertura de uma nova fase de candidatura a bolsas para estudantes que ingressaram pela primeira vez no Ensino Superior este ano lectivo, prometendo mais rapidez na análise dos processos futuramente.
6 de Janeiro de 2012 às 15:00
O Ministério da Educação e Ciência, liderado por Nuno Crato, vai abrir uma nova de candidaturas a bolsas de estudo
O Ministério da Educação e Ciência, liderado por Nuno Crato, vai abrir uma nova de candidaturas a bolsas de estudo FOTO: Lusa

O prazo para apresentação das novas candidaturas, relativas a licenciaturas e mestrados integrados, tanto no sistema público como no privado, decorre de 16 a 31 de Janeiro.  

O Ministério da Educação e Ciência (MEC) considera necessário assegurar, no próximo ano lectivo, uma análise "mais rápida" das candidaturas, tendo em vista "evitar atrasos que sistematicamente se verificam neste processo".

"A progressiva automatização do processo e o aumento da celeridade no carregamento dos dados do aproveitamento escolar por parte das instituições de Ensino Superior serão algumas medidas a adoptar por parte do MEC", segundo o documento divulgado hoje. 

O despacho assinado em Setembro pelo secretário de Estado do Ensino Superior, João Queiró, já prevê o reforço da exigência para efeitos de elegibilidade do aproveitamento escolar do estudante, embora preconize uma norma transitória para o presente ano lectivo, "de modo a não frustrar as legítimas expectativas dos estudantes que em 2010-2011 cumpriram os seus percursos académicos com um mínimo de 50 por cento de aproveitamento".  

No futuro este mínimo de aproveitamento passará a 60 por cento.  

As candidaturas devem ser formalizadas exclusivamente na plataforma electrónica da Direcção-Geral do Ensino Superior (http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Estudantes/Bolsas). 

O ministério diz ainda que continuam em análise pelos Serviços de Acção Social das instituições de ensino superior as candidaturas apresentadas e que até ao momento não foram objecto de decisão final.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)