Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
8

Entradas de escola sabotadas dois dias

Segunda-feira colocaram cola numa fechadura. Ontem, um cadeado foi posto no portão.
20 de Novembro de 2013 às 15:41
Associação de Pais, que tem protestado contra horários, demarcou-se dos atos de sabotagem
Associação de Pais, que tem protestado contra horários, demarcou-se dos atos de sabotagem FOTO: Luís Costa

Em dois dias seguidos, as entradas da Escola Básica 1 de Alto Rodes, em Faro, foram alvo de sabotagem. Na origem dos atos estará a revolta contra os novos horários aplicados no estabelecimento de ensino.

"Na segunda-feira colocaram cola na fechadura do portão principal e os alunos tiveram de entrar por uma porta lateral", contou ao CM Elsa Cavaco, da Associação de Pais da EB1 Alto Rodes. "Hoje [ontem] meteram um cadeado nessa porta lateral e tivemos de chamar os bombeiros para o cortarem", explicou.

A Associação de Pais, que tem organizado várias iniciativas e protestos contra o alargamento dos horários (ver caixa), condena e demarca-se destes atos de sabotagem, mas admite que estejam a ser feitos por "algum pai que esteja mais descontente".

O alargamento dos horários da EB1 de Alto Rodes, e também na EB1/JI do Carmo, ambas do Agrupamento D. Afonso III, foi decidido após uma fiscalização da Inspeção-Geral de Educação e Ciência. A alteração imposta visava cumprir 25 horas semanais de componente letiva. O horário em vigor apenas contemplava 22,5.

A Associação de Pais contesta a aplicação desta regra numa escola que tem turmas só de manhã e outras só à tarde. Consideram ainda que a carga horária é desadequada à idade das crianças. A direção do agrupamento não se mostrou disponível para declarações.

Faro revolta associação pais horários EB1 Alto Rodes alargamento escola fechada cadeado cola protestos
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)