Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade

Equipas de resgate encontram corpo em Ribeira Quente nos Açores

Corpo encontrado a oeste do local onde a carrinha desapareceu.
Edgar Nascimento 29 de Junho de 2021 às 08:54
Chuva forte provocou inundações e enxurradas na sexta-feira, na costa sul da ilha de São Miguel
 Ibéria Amaral tinha 50 anos
Paula Medeiros, 48 anos
Chuva forte provocou inundações e enxurradas na sexta-feira, na costa sul da ilha de São Miguel
 Ibéria Amaral tinha 50 anos
Paula Medeiros, 48 anos
Chuva forte provocou inundações e enxurradas na sexta-feira, na costa sul da ilha de São Miguel
 Ibéria Amaral tinha 50 anos
Paula Medeiros, 48 anos
As equipas de resgate que procuram as duas funcionárias da Santa Casa da Misericórdia da Povoação, desaparecidas desde sexta-feira na ilha de São Miguel, na sequência de fortes chuvas, encontraram esta segunda-feira um corpo na Ribeira Quente. Segundo o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, o corpo foi encontrado na costa da freguesia piscatória da Ribeira Quente, a oeste da vila da Povoação, na zona onde um pescador encontrou vestígios humanos no domingo, já após o final da operação de buscas.

Na sexta-feira, a chuva forte provocou o arrastamento de uma viatura da Santa Casa da Misericórdia da Povoação, onde seguiam as duas funcionárias, Paula Medeiros e Ibéria Amaral, que estavam a fazer apoio domiciliário a idosos. A carrinha em que seguiam as duas mulheres foi localizada logo nesse dia no fundo de uma ribeira, presa e capotada, junto à Povoação, mas não foram avistadas pessoas.
Começaram então as buscas pelas mulheres e na manhã de sábado as autoridades encontraram "objetos pessoais" numa praia junto à ribeira onde caiu a viatura. No domingo foram encontradas peças de roupa e mais objetos pessoais nas buscas que decorreram na ribeira, na costa e no mar.

As buscas, que devem prolongar-se até à próxima quarta-feira, têm envolvido desde sexta-feira elementos do SRPCBA, as cinco corporações dos Bombeiros de São Miguel, o serviço municipal de proteção civil da Povoação, a Capitania do Porto de Ponta Delgada, a Polícia Marítima, a Associação de Nadadores-Salvadores da Costa Norte e a PSP.

Nas redes sociais, multiplicam-se mensagens de dor e sofrimento, nomeadamente de colegas das duas mulheres. No domingo, o bispo de Angra, D. João Lavrador, celebrou missa na Igreja Matriz da Povoação, onde deixou uma mensagem às famílias das desaparecidas. O município de Povoação tem 6300 habitantes e dista 50 quilómetros de Ponta Delgada.

Melhoria de tempo só a partir de 5ª feira
Os próximos dois dias continuarão a ser de chuva e trovoada no arquipélago dos Açores. Para esta terça e quarta-feira as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera indicam aguaceiros, chuva e trovoada, com rajadas de vento que podem atingir os 60 quilómetros por hora. Uma melhoria do estado do tempo só deverá acontecer a partir de quinta-feira. O grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) terá aguaceiros e abertas para o final do dia, com vento moderado a fresco. As restantes ilhas vão ter períodos de céu muito nublado e vento moderado.
Ver comentários