Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
8

Erosão afeta 25% da costa

Está em marcha um plano que prevê 835 demolições de casas junto ao mar até final de 2015.
8 de Julho de 2014 às 11:32
Ambiente, erosão
Ambiente, erosão FOTO: Vítor N. Garcia

Cerca de 25 por cento da costa portuguesa está em risco de erosão. Quem o afirma é o próprio ministro do Ambiente, Jorge Moreira da Silva, que ontem esteve no início dos trabalhos de enchimento com areia das praias da Costa da Caparica, em Almada.

"25% da costa portuguesa está sob risco de erosão, 67% sob risco de perda de alguma parte do território e 14% já está artificializada"para suster o avanço do mar, sublinhou o ministro, realçando: "Portugal é dos países que terá de enfrentar riscos mais significativos das mudanças climáticas".

No sentido de salvaguardar a costa, Jorge Moreira da Silva salientou que arrancou há um mês, em São Bartolomeu do Mar, Esposende, um programa de demolição de 835 casas junto ao mar até final do próximo ano.

Moreira da Silva visitou a praia do Tarquínio, na Costa da Caparica (Almada), alvo de reposição de areias devido ao avanço do mar no inverno. Os trabalhos custam 5 milhões de euros e deverão terminar no final de agosto. Em todo o País, o custo das intervenções atinge os 300 milhões.

ambiente erosão afeta 25%
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)