Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
6

Escola esconde surto de sarna

Cinco crianças e três adultos da Escola Básica 1/Jardim de Infância Cataventos da Paz, em Almada, foram infectados com sarna, uma doença cutânea infecto-contagiosa.
7 de Março de 2012 às 01:00
Oito casos de contágio são conhecidos desde Janeiro na EB1/JI Cataventos da Paz, em Almada
Oito casos de contágio são conhecidos desde Janeiro na EB1/JI Cataventos da Paz, em Almada FOTO: João Miguel Rodrigues

Os dois primeiros casos remontam a meados de Janeiro, altura em que uma aluna do 2º ano, oriunda de uma família com baixos rendimentos, e a sua professora evidenciaram os primeiros sintomas (comichão intensa). No entanto, a escola só ontem expôs a situação aos encarregados de educação.

"Só ficámos a saber quando os nossos filhos começaram a dizer que queriam levar luvas para a escola, porque as professoras as usavam", revelou Sílvia, mãe de uma aluna do 2º ano, à saída da reunião na sede do agrupamento de escolas D. António da Costa. "A escola só agiu porque os pais se começaram a reunir em frente do estabelecimento, mas a explicação não foi plausível", concluiu.

O último caso de contágio numa criança que frequenta o JI foi reportado à delegada de saúde de Almada na sexta-feira. Para travar o surto "vamos apostar na sensibilização da comunidade escolar e só volta para a escola quem apresentar declaração médica", garantiu Fátima Dias. A direcção da escola não esteve disponível para qualquer esclarecimento.

Escola Sarna Doença Esconde
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)