Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
7
Ao minuto Atualizado às 17:10 | 24/02

Crise nos hospitais: Os casos, as fotos e os vídeos que marcam a atualidade. Acompanhe ao minuto

Pandemia da Covid-19 agrava-se em Portugal e os hospitais começam a colapsar.
30 de Janeiro de 2021 às 11:02
Médicos transportam doente no Hospital de Cascais
Médicos transportam doente no Hospital de Cascais FOTO: Pedro Nunes / Reuters
Desde as filas de âmbulâncias à porta do Hospital Santa Maria em Lisboa à falta de espaço para internar doentes com Covid-19 em todo o País.

Portugal vive agora um dos momentos mais difíceis desde o inicio da pandemia. O número de mortos e infetados continuam a disparar e consequentemente as urgências dos hospitais começam a colapsar.
Ao minuto Atualizado a 24 de fev de 2021 | 17:10
17:10 | 24/02
Lusa

Número de internamentos Covid-19 nos hospitais do Centro com quebra acentuada

O número de internamentos de doentes com covid-19 nos hospitais da região Centro continua a baixar em bom ritmo, de acordo com o boletim diário da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).
17:13 | 23/02

Hospitais de Coimbra reduzem níveis do plano de contingência

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) já está a devolver enfermarias e camas da unidade de cuidados intensivos às suas utilizações originais face à redução de doentes internados com Covid-19.

00:56 | 20/02
O Hospital Amadora-Sintra, no distrito de Lisboa, tem esta sexta-feira 199 doentes covid-19 internados, quase metade do máximo registado em 26 de janeiro, com 385 pacientes, mas o pico nas unidades de cuidados intensivos (UCI) foi registado esta semana.
14:41 | 19/02
Lusa

Hospital de Loures estima retomar consultas e cirurgias não urgentes em março

O Hospital Beatriz Ângelo (HBA), em Loures, estima retomar a atividade cirúrgica não urgente a partir de março, numa altura em que o número de internados com covid-19 continua a diminuir, adiantou esta sexta-fera à agência Lusa fonte hospitalar.

Em declarações à Lusa, fonte do HBA explicou que a atividade presencial como as consultas e exames "está a ser gradualmente retomada", mas que a normalização das cirurgias não urgentes "está dependente da redução do número de utentes internados em cuidados intensivos".

14:40 | 19/02
Lusa

Atividade cirúrgica no Hospital de Matosinhos a 75% a partir da próxima semana

A atividade cirúrgica do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, vai estar a partir da próxima semana a funcionar a 75% da capacidade total, estando a aproximar-se da "atividade normal", revelou esta sexta-feira fonte da instituição.

Em resposta escrita enviada à agência Lusa, o gabinete de comunicação do Hospital Pedro Hispano, que pertence à Unidade de Saúde Local de Matosinhos (ULSM), afirmou que a atividade cirúrgica está "já a aproximar-se da atividade normal".

11:49 | 18/02
Aureliana Gomes
A Estrutura de Apoio de Retaguarda de Paços de Ferreira, que entrou em funcionamento há três meses, tem, neste momento, apenas uma pessoa internada com Covid-19.

Desde a entrada em funcionamento no antigo Hospital da Misericórdia de Paços de Ferreira, o espaço recebeu 64 doentes, tendo aliviado não só os problemas decorrentes da atividade dos lares, mas também a pressão sobre os hospitais do Serviço Nacional de Saúde.
15:43 | 17/02

Internamentos por Covid-19 continuam em queda nos hospitais da região Centro

O número de internados em enfermaria covid-19 e unidades de cuidados intensivos continua a descer nos hospitais da região Centro, de acordo com o relatório desta quarta-feira da Administração Regional de saúde do Centro (ARSC).
23:27 | 16/02

Centro Hospitalar do Médio Tejo com 102 internados reduziu enfermarias

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) tem 91 doentes com Covid-19 internados em enfermaria e 11 em cuidados intensivos, estando a utilizar apenas cinco das sete enfermarias instaladas para responder à pandemia, disse fonte hospitalar.
19:33 | 16/02
Aureliana Gomes

Doente resgatado do Hospital Garcia de Orta para o S. João

O Hospital de S. João, no Porto, vai receber, esta terça-feira, um doente com Covid-19, vindo do Hospital Garcia de Orta, em Almada.

O paciente será colocado em ECMO – Equipamento de Oxigenação por Membrana. Segundo nota do Centro Hospitalar Universitário de São João, a caminho de Lisboa está já a equipa de medicina intensiva- ECMO daquela unidade hospitalar do norte.

19:19 | 16/02
Lusa

Hospital de Viseu suspende unidade de internamento do Fontelo

O Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV) vai suspender na quinta-feira o hospital de campanha instalado no pavilhão do Fontelo, em Viseu, por ter diminuído o número de infetados por covid-19, anunciou o presidente da administração do hospital.
17:08 | 16/02
Beatriz Madaleno de Assunção

Garcia de Orta com 198 doentes Covid

O Hospital Garcia de Orta regista hoje um total de 198 doentes Covid. Desses, 162 doentes estão internados em enfermaria, 22 em Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) e 14 em Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD).

 

13:03 | 15/02
Lusa

Hospitais do Centro com taxas de ocupação abaixo dos 80% em enfermaria Covid-19

Os hospitais da região Centro registaram domingo taxas de ocupação abaixo dos 80% em enfermaria covid-19 e cuidados intensivos, de acordo com o relatório desta segunda-feira da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).
16:54 | 14/02

Hospital Garcia de Orta com mais internados mas menos doentes Covid nos cuidados intensivos

O Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, tem este domingo mais três doentes internados por covid-19, mas menos dois em cuidados intensivos, de acordo com a atualização diária do hospital sobre a pressão provocada pela doença nos serviços.

16:37 | 13/02

Hospital Garcia de Orta com menos internados e menor pressão nas urgências

O Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, tem este sábado menos 27 doentes internados por covid-19 no total, e regista menos um internamento em cuidados intensivos e uma menor procura das urgências respiratórias, de acordo com dados divulgados.
18:53 | 10/02
Sérgio A. Vitorino

Força Aérea transfere mais quatro doentes Covid graves de Lisboa para hospitais no Porto

A Força Aérea transferiu, na tarde desta quarta-feira, mais quatro doentes graves com Covid-19 de Lisboa para o Porto, apurou o CM junto de fontes na área da Saúde.
20:51 | 09/02
Correio da Manhã

Morreu um dos três doentes com Covid-19 transferidos para a Madeira

Um dos três doentes com covid-19 transferidos de unidades do território continental para o Hospital do Funchal morreu esta terça-feira, informou a Secretaria da Saúde do arquipélago.
20:49 | 09/02
Lusa

Menos doentes nos hospitais de Almada e Setúbal mas números continuam muito elevados

Os hospitais de São Bernardo (Setúbal) e Garcia de Orta (Almada) registam esta terça-feira uma pequena redução do número de doentes covid-19, mas continuam sob forte pressão, com um total de 436 doentes internados, 46 dos quais em cuidados intensivos.

De acordo com os dados hoje divulgados, o Garcia de Orta tem 237 doentes internados com covid-19, 192 em enfermaria, 16 em hospitalização domiciliária e 29 em cuidados intensivos.

No Hospital de São Bernardo há um total de 199 internados, 17 dos quais em cuidados intensivos.

Em relação a segunda-feira, os dois hospitais têm menos 21 doentes internados, mas cada um deles mantém exatamente o mesmo número de doentes em cuidados intensivos, 29 no Garcia de Orta e 17 no Hospital de São Bernardo.

17:38 | 09/02
Lusa

Transferências de doentes com Covid-19 para o Hospital São João no Porto diminuíram

Os pedidos de transferência de outros hospitais para o São João, Porto, tem diminuído nos últimos dias, disse esta terça-feira o presidente do conselho de administração de um equipamento hospitalar cujo serviço de infecciosas está lotado com doentes de Lisboa.
17:33 | 09/02
Lusa

Unidade Local de Saúde da Guarda com três vagas de internamento

O hospital da Guarda disponibiliza esta terça-feiratrês vagas de internamento para doentes com covid-19 e possui camas de reserva que serão colocadas ao serviço em caso de necessidade, segundo fonte da Unidade Local de Saúde (ULS).

De acordo com informação disponibilizada à agência Lusa pela ULS da Guarda, presidida por João Barranca, o Hospital Sousa Martins faculta na data de hoje um total de 120 camas para internamento (incluindo 16 em cuidados intensivos) e estão 117 ocupadas, dispondo apenas de três camas livres (duas de cuidados intensivos e uma em enfermaria).

As unidades de internamento Covid 1 (com capacidade para 44 doentes) e Covid 3 (com capacidade para 22 pessoas) estão hoje com a lotação completa.

Na unidade de internamento Covid 2, com lotação para 38 pessoas, existe uma vaga.

18:24 | 08/02
Lusa

Medicina intensiva quase no limite, mas mais ajuda descartada para já

O presidente da Comissão de Resposta em Medicina Intensiva para a Covid-19 alertou esta segunda-feira que o país está "muito perto" do limite de camas de cuidados intensivos e que faltam enfermeiros, mas descarta para já mais ajuda internacional.

"Estamos muito perto do total da expansão da Medicina Intensiva. Nós conseguimos expandir 200 camas, ainda existem mais camas que podemos expandir, mas já estamos praticamente (no limite) em todos os blocos operatórios, em todos os recobros, em quase todos os hospitais, portanto a capacidade já é diminuta e não só por espaço mas sobretudo por recursos humanos, e os recursos humanos que nos fazem falta são intensivistas e principalmente enfermagem", disse João Gouveia.

18:18 | 08/02
Lusa

Hospitais do Centro registam novo aumento ligeiro de internados

Os hospitais da região Centro registaram no domingo um ligeiro aumento no número de internados em enfermaria e unidades de cuidados intensivos, de acordo com o relatório de segunda-feira da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).

Segundo aquele organismo, no domingo registaram-se 1.213 internados em enfermaria, mais sete, e 155 em unidades de cuidados intensivos, mais seis, embora cinco das camas estejam ocupadas com doentes de outras regiões, no âmbito de uma cedência à ARS Lisboa e Vale do Tejo.

17:27 | 08/02
Lusa

Hospital Santo António no Porto com situação "estável" mas "difícil" em UCI

O Hospital de Santo António, no Porto, que recebeu cerca de 30 doentes covid-19 de Lisboa e Vale do Tejo nas últimas semanas, regista uma situação "estável", embora "difícil" na unidade de cuidados intensivos, descreveu esta segunda-feira o diretor clínico.

"Temos estado relativamente estáveis [quanto a ocupação de camas] e a receber doentes de outros centros hospitalares do sul do país. Em cuidados intensivos tem sido mais difícil, até pela nossa abertura a doentes de outros hospitais e pelo trabalho em rede", disse o diretor clínico do Centro Hospitalar e Universitário do Porto (CHUP), onde se inclui o Hospital de Santo António, José Barros.

13:25 | 08/02

Hospitais de Almada e Setúbal sob forte pressão com mais de 450 doentes internados

Os principais hospitais da margem sul do Tejo, São Bernardo, em Setúbal, e Garcia de Orta, em Almada, continuam sob forte pressão e registam esta segunda-feira um total de 457 doentes covid internados, 46 dos quais em cuidados intensivos.
10:55 | 08/02
Tânia Laranjo

Hospitais Santa Maria e Amadora Sintra atingem recorde de número de internados

O Hospital de Santa Maria e o Amadora-Sintra atingiram um número recorde em termos de internamento, quer em enfermarias, quer nos cuidados intensivos.

No hospital Santa Maria há agora 352 internados, 62 em cuidados intensivos.

Também o Amadora Sintra vive a mesma realidade. Um novo máximo, com 323 internados, 38 em cuidados intensivos.

A pressão nos hospitais de Lisboa mantém-se muito alta, com as unidades de saúde à beira da rutura.

A demora da vacinação e os números elevados da última semana refletem-se agora nos números que poderão aumentar nos próximos dias.
14:05 | 07/02
Lusa

Hospitais do Centro com mais internados em enfermaria cedem camas UCI a Lisboa e Vale do Tejo

O número de doentes com Covid-19 internados nos hospitais da região Centro voltou a subir no sábado, de acordo com o relatório de hoje da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).

O ponto de situação indica mais 12 internados com Covid-19 nas unidades hospitalares do Centro, subindo para um total de 1.355. Contudo, o recuo do número de internados em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI), de 155 para 149, permitiu à ARSC disponibilizar cinco camas UCI à ARS Lisboa e Vale do Tejo.

11:02 | 07/02

Hospital Amadora-Sintra com 295 internados

O Hospital Amadora-Sintra tem este domingo 295 doentes internados, 33 dos quais em Unidades de Cuidados Intensivos.

Esta unidade hospitalar está, por isso, sob forte pressão e perto do limite.

Recorde-se que o hospital já chegou a ter 360 pessoas internadas.
19:57 | 06/02
Aureliana Gomes

Hospital de S. João recebe mais seis doentes Covid-19 vindos de Lisboa e Vale do Tejo

O Hospital S. João, no Porto, recebe, este sábado, mais seis doentes com Covid-19, oriundos de hospitais de Lisboa e Vale do Tejo.

Cinco são doentes do Hospital Garcia de Orta e o sexto é proveniente do Amadora-Sintra.
19:34 | 06/02

Hospital Amadora-Sintra volta a transferir doentes Covid para o Norte do País

O Hospital Amadora-Sintra tranferiu este sábado cinco doentes covid-19 para outras regiões do País.
14:31 | 06/02
Lusa

Hospital Garcia de Orta em Almada com 244 doentes internados

O Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, regista este sábado um total de 244 doentes internados infetados pelo novo coronavírus, 194 em enfermaria, 31 em cuidados intensivos e 19 em hospitalização domiciliária.

Em comunicado, que divulga os dados atualizados relativos aos doentes com covid-19, a unidade de saúde sublinha a elevada procura por motivos respiratórios.

"O hospital mantém uma elevada procura no Serviço de Urgência Geral, na vertente da área respiratória", informa o HGO, na mesma nota.

19:23 | 05/02
Correio da Manhã

Atualização: Quatro doentes da Grande Lisboa transferidos de avião Porto e Gaia

O hospital São João, no Porto, prepara-se para receber esta sexta-feira dois doentes covid-19, transferidos do Egas Moniz, em Lisboa e do "Amadora/Sintra". O Hospital Santos Silva, em Gaia, recebe dois pacientes do "Beatriz Ângelo", de Loures. Os quatro doentes de cuidados intensivos são transportados para o Porto em avião militar.
17:26 | 05/02
Tânia Laranjo

Sobrecarga no hospital Amadora-Sintra volta a obrigar a transferir doentes Covid-19 para Gaia

O Hospital Amadora-Sintra vai transferir mais quatro doentes Covid para o Hospital de Gaia. 

A transferência ocorre com escolta da GNR em ambulâncias do INEM.
16:11 | 05/02
Manuel Jorge Bento

Hospital de São João vai receber dois doentes em UCI vindos de Lisboa

Hospital de São João vai receber esta tarde dois doentes de Lisboa e Vale do Tejo para Cuidados Intensivos.

Um do Egas Moniz, outro do Amadora-Sintra. Serão transportados de avião a partir da base aérea Figo Maduro. Quando chegarem ao aeroporto Sá Carneiro, na Maia, serão transportados de ambulância até ao São João.
16:05 | 05/02
Lusa

Centro Hospitalar Cova da Beira atinge taxa de ocupação superior a 91%

O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB), com sede na Covilhã, está com uma taxa de ocupação superior a 91%, entre doentes com covid-19 e 'não covid', informou hoje aquela unidade de saúde.
15:55 | 05/02
Lusa

Gaia disponível para receber 5 doentes do Hospital Garcia de Orta e 1 do Beatriz Ângelo

O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) disponibilizou-se esta sexta-feira para acolher cinco doentes covid-19 do Hospital Garcia de Orta (HGO), concelho de Almada, e um do Beatriz Ângelo, em Loures, revelou fonte hospitalar.
15:14 | 05/02
Lusa

Hospital da Guarda com lotação completa em cuidados intensivos

O hospital da Guarda esgotou esta sexta-feira a capacidade para internamento de doentes com covid-19 nos cuidados intensivos e tem apenas três camas disponíveis numa das três enfermarias, segundo fonte da Unidade Local de Saúde (ULS).

De acordo com informação disponibilizada à agência Lusa pela ULS da Guarda, presidida por João Barranca, o Hospital Sousa Martins faculta na data de hoje um total de 120 camas para internamento (incluindo 16 em cuidados intensivos) e estão 117 ocupadas, dispondo apenas de três camas livres em duas das três enfermarias para doentes com covid-19.

As duas unidades do Serviço de Medicina Intensiva Covid (SMI Covid e SMI Covid 2) estão com uma taxa de ocupação de 100%, com 12 e quatro camas ocupadas, respetivamente.

13:42 | 05/02
Tânia Laranjo

Hospital de Loures regista 80 mortos por Covid-19 em dez dias

A pressão no hospital Beatriz Ângelo mantém-se. O número de internados infetados com Covid-19 continua elevado e o registo de mortes também não pára.

Hoje, foram registadas 12 mortes, até ao meio dia, o número mais elevado dos últimos dez dias. Desde 27 de janeiro, já se registaram 80 mortes, sendo que apenas sete estavam nos cuidados intensivos. Os restantes encontravam -se internados nas enfermarias.

12:28 | 05/02
Tânia Laranjo
O Amadora Sintra está a rebentar pelas costuras. Cinquenta por cento das camas estão ocupadas com doentes Covid e começa a ser difícil dar resposta a outras patologias.

Esta quinta-feira, o hospital voltou a transferir doentes que estavam em situação estável e que eram portadores do vírus Covid-19.
03:34 | 05/02
O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) prevê receber sete doentes covid-19 do Hospital Amadora/Sintra, estando a ser revista, "dia-a-dia", a disponibilidade de acolhimento, revelou esta quinta-feira fonte daquele equipamento hospitalar.

"Continuaremos neste registo, aproveitando a diminuição do número de admissões associadas a covid-19 que temos sentido nos últimos dias", apontou à agência Lusa, o CHVNG/E, no distrito do Porto.

14:44 | 04/02
Tânia Laranjo

60 doentes à espera de internamento no Hospital Santa Maria em Lisboa

O encerramento da urgência Covid-19 para ambulâncias durante mais de trinta horas, no Amadora-Sintra, voltou a colocar pressão no Santa Maria, em Lisboa.

E embora as urgências do Amadora-Sintra tivessem reaberto esta manhã, o Santa Maria ficou com cerca de 60 doentes à espera para serem internados. Já estão a ser acompanhados, mas não há camas.




A carregar o vídeo ...
14:25 | 04/02
Lusa

Unidade de Saúde da Guarda recebe camas para novo espaço de internamento

A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda foi contemplada com a oferta de camas pela iniciativa Aconchegar e vai equipar um novo espaço de internamento para doentes com covid-19 no hospital local, foi hoje anunciado.

"A ULS da Guarda recebeu, esta manhã, 04 de fevereiro, 10 camas de articulação elétrica oferecidas pela iniciativa Aconchegar, que permitem equipar um novo espaço de internamento Covid-19, no Hospital Sousa Martins (HSM), na Guarda. Amanhã [sexta-feira], chegam mais oito camas de articulação e elevação elétricas", refere a ULS num comunicado enviado à agência Lusa.

Segundo a nota, o novo espaço para internamento "já está a ser instalado numa área ampla junto dos Internamentos Covid e ficará em funcionamento ainda esta semana".

12:46 | 04/02
Francisca Genésio

ARS de Lisboa e Vale do Tejo recolhe lista de hospitais em situação mais preocupante

A ARS Lisboa e Vale do Tejo está a recolher junto do SNS as informações relativas a quais os hospitais com Unidades de Cuidados Intensivos mais sobrecarregadas e quais os doentes em situação mais crítica para serem transferidos e tratados pela equipa alemã, no Hospital da Luz.
11:26 | 04/02
Lusa

Hospital Amadora-Sintra volta a receber doentes respiratórios após sobrecarga no serviço de urgência Digite aqui

O Hospital Amadora-Sintra já está a receber doentes respiratórios em ambulâncias desde as 08:00 de hoje, depois de se ter verificado um alívio nos serviços, disse à agência Lusa fonte hospitalar.

Desde a tarde de terça-feira, a unidade de saúde, localizada na Amadora (distrito de Lisboa), não estava a receber doentes respiratórios em ambulâncias devido a uma sobrecarga no serviço de urgência específico para estes pacientes.

10:31 | 04/02

Hospital de Setúbal com 900% de ocupação

A carregar o vídeo ...
22:29 | 03/02

Hospital Amadora-Sintra continua sem receber doentes respiratórios até quinta-feira

O Hospital Amadora-Sintra vai continuar sem receber doentes respiratórios em ambulâncias até às 08h00 de quinta-feira, devido a uma sobrecarga no serviço de urgência específico para estes pacientes, disse esta quarta-feira à agência Lusa fonte hospitalar.

Fonte do Amadora-Sintra explicou que a decisão tem por base uma "grande operação de transferência" de 20 doentes que contraíram a covid-19 para o Centro Hospitalar Universitário (15) de São João, no Porto, e para o Centro Hospitalar de Gaia-Espinho (cinco).

22:05 | 03/02

Hospital São João garante "disponibilidade total" para acolher mais doentes de fora

O presidente do Hospital de São João garantiu "disponibilidade total" para continuar a receber doentes de outros hospitais, isto numa noite em que estão a chegar ao equipamento do Porto 15 doentes covid-19 do Amadora/Sintra.

"A disponibilidade do hospital é total. Vamos rever as necessidades dia a dia e tentaremos dar uma resposta cabal (...). Não fugimos às nossas responsabilidades e se for necessário receber um número tão elevado quanto este amanhã ou nos próximos dias temos capacidade para o fazer", disse Fernando Araújo.

A carregar o vídeo ...
17:20 | 03/02
O Hospital Amadora Sintra, em Lisboa, começou na tarde desta quarta-feira a transferir os doentes para o hospital São João, no Porto.

O CM sabe que está prevista a transferência de vinte doentes internados em enfermaria do hospital Amadora-Sintra para o hospital São João, no Porto, e para o hospital de Gaia.
16:38 | 03/02

As imagens da cidade do futebol transformada em hospital para doentes Covid

16:37 | 03/02

Cidade do Futebol transformada em hospital Covid-19

A Cidade do Futebol, "quartel-general" da Seleção Portuguesa, foi transformado em hospital para doentes com Covid-19. Há 20 pacientes a receber cuidados nos quartos que Cristiano Ronaldo e a restante equipa costumam ocupar. 

"As pessoas, de facto, quando chegam cá pensam até que estão de férias", destaca o médico Radic Nordin, salientando as condições oferecidas no complexo de treinos da seleção portuguesa de futebol, na Cruz Quebrada, concelho de Oeiras.

Quando chegam, os pacientes têm à sua espera um saco com pequenas lembranças em cima da cama, com livros sobre futebol e um cachecol da seleção nacional. Após terem alta, levam para casa uma camisola com o nome estampado nas costas. 
A carregar o vídeo ...
16:30 | 03/02

"Uma nação sozinha não consegue": médicos militares alemães ajudam Portugal a combater pandemia

A ajuda médica alemã que vem dar apoio ao sistema de saúde português face à pressão provocada pela pandemia de covid-19.

O processo de auxílio alemão a Portugal arrancou em 25 de janeiro, na sequência de um pedido de ajuda da ministra da Saúde, Marta Temido, à ministra da Defesa alemã, Annegret Kramp-Karrenbauer.

A equipa é constituída por 26 profissionais de saúde, entre os quais seis médicos, que trazem também 40 ventiladores móveis e 10 estacionários, 150 bombas de infusão e outras tantas camas hospitalares.

A carregar o vídeo ...
16:26 | 03/02

Hospital da Luz disponibiliza mais oito camas para doentes Covid em UCI

O Hospital da Luz disponibilizou esta quarta-feira mais oito camas de cuidados intensivos para doentes Covid-19, de forma a permitir que a equipa médica alemã possa trabalhar com maior eficiência.

Em comunicado, o hospital garante que "enquanto se mantiver em Portugal, a referida equipa de profissionais de saúde contará, assim, permanentemente, com o apoio de todos os recursos clínicos do Hospital da Luz Lisboa".
16:04 | 03/02

Amadora-Sintra transfere 20 doentes Covid para hospitais do Porto e de Gaia

O Hospital Amadora-Sintra vai transferir 20 doentes Covid para hospitais do Porto e de Gaia.

De acordo com a fonte do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), no concelho da Amadora (distrito de Lisboa), vão ser transportados 15 doentes para o Hospital de São João e cinco para Vila Nova de Gaia.

14:54 | 03/02
Lusa

Hospital de Aveiro recebe doentes de Vila Franca, Torres Vedras e Loures

O Hospital de Aveiro, que juntamente com os hospitais de Águeda e Estarreja constituem o Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV), está a receber doentes provenientes de outros hospitais, revelou hoje a administração hospitalar.

Segundo um comunicado sobre a situação do combate à pandemia, o CHBV recebeu na terça-feira dois doentes para internamento, um proveniente de Vila Franca de Xira e outro de Torres Vedras.

Durante o dia de hoje, está prevista a chegada de mais dois doentes de outro hospital, o Beatriz Ângelo, de Loures.

14:52 | 03/02
Lusa

Hospital Garcia de Orta em Almada com 244 doentes internados

O Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, regista hoje um total de 244 doentes infetados pelo novo coronavírus, 202 internados em enfermaria, 32 em cuidados intensivos e 10 em hospitalização domiciliária.

Segundo um comunicado em que atualiza os dados relativos aos doentes covid-19, o HGO, em Almada, no distrito de Setúbal, sublinha que "mantém a sobrelotação do Serviço de Urgência Geral, na vertente da área respiratória".

13:52 | 03/02
Lusa

Hospital da Guarda com lotação completa em internamento nas enfermarias

O hospital da Guarda esgotou a capacidade para internamento de doentes com covid-19 em enfermarias e possui ainda quatro camas livres nos cuidados intensivos, segundo fonte da Unidade Local de Saúde (ULS).

De acordo com informação disponibilizada à agência Lusa pela ULS da Guarda, presidida por João Barranca, o Hospital Sousa Martins disponibiliza na data de hoje um total de 120 camas para internamento (incluindo 16 em cuidados intensivos) e estão 116 ocupadas, dispondo apenas de quatro camas nas duas unidades de cuidados intensivos.

13:41 | 03/02
Correio da Manhã

Avião com ajuda alemã já entrou em Portugal

O avião militar alemão que transporta os 26 médicos que vão ajudar Portugal no combate à pandemia de Covid-19 já entrou em território nacional.

Acompanhe aqui a viagem
13:05 | 03/02
Lusa

Hospital de Viana do Castelo com 96% de taxa de ocupação

O Hospital de Viana do Castelo tem atualmente 96% de taxa de ocupação em cuidados intensivos.

Em declarações à agência Lusa, o presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), Franklim Ramos, referiu que "a pressão no hospital, enfermarias covid-19 e cuidados intensivos mantém-se, apesar de uma ligeira melhoria".

"Acreditamos que nas próximas semanas a situação nos seja mais favorável. Neste momento, estão internados 149 doentes covid, incluindo nos cuidados intensivos (24), sendo a taxa de ocupação dos cuidados intensivos de 96%", disse o responsável.

12:54 | 03/02
Correio da Manhã

Situação limite nos hospitais portugueses é notícia no NYT

A situação limite que a Covid-19 provocou em grande parte dos hospitais portugueses é notícia em várias partes do Mundo.

O jornal norte-americano The New York Times refere que o surto de Covid-19 tem colocado os hospitais no limite.

"Antes considerada uma história de sucesso contra a pandemia, o país atravessa agora uma onde de infeções", pode ler-se.
12:44 | 03/02
Tânia Laranjo

Hospital Amadora-Sintra chega ao limite e deixa de receber doentes respiratórios

O Hospital Amadora-Sintra não recebe mais doentes respiratórios. A informação foi enviada por email às corporações de bombeiros da área da Grande Lisboa, com a indicação de que o "Serviço de Urgência encontra-se com constrangimentos, não sendo possível receber doentes". Foi solicitado às corporações da área de influência do Amadora-Sintra que passem os dados clínicos para que o CODU os possa referenciar para outras unidades de saúde.
A carregar o vídeo ...
21:52 | 31/01

INEM instala serviço de pré-triagem de ambulâncias no hospital Garcia de Orta em Almada para aliviar pressão na unidade

O INEM anunciou que vai criar equipas de pré-triagem no hospital Garcia de Orta, para ajudar a aliviar a pressão no hospital. A pré-triagem realizada por elementos do INEM vai começar a ser feita na segunda-feira a partir das 12h00 e até às 20h00.

O hospital garante que o serviço de triagem pré-hospitalar "vai ser extremamente útil", para aliviaar o serviço. "Tem sido um esforço extremamente significativo. É uma pressão mantida e contínua nos últimos meses, o hospital tem que continuar a garantir atendimento em áreas diferenciadas", acrescenta. 
A carregar o vídeo ...
17:20 | 31/01
Lusa

Hospital Garcia de Orta tem 242 internados com Covid-19, 27 em cuidados intensivos

O Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, tem este domingo 242 doentes infetados por SARS-CoV-2, dos quais 204 internados em enfermaria, 27 doentes em Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) e 11 em Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD).
13:20 | 31/01
Tânia Laranjo

Ambulâncias esperam horas à porta do Garcia de Orta em Almada

Este domingo, à hora de almoço, há mais de dez ambulâncias à espera. Espalham-se pela frente da entrada das urgências, os bombeiros conversam, tentam disfarçar à espera. Ao contrário do que aconteceu a semana passada no Santa Maria desta vez há alimentos. As tendas estão montadas, a Protecção civil criou condições para diminuir a ansiedade das esperas intermináveis.
A carregar o vídeo ...
13:19 | 31/01
Tânia Laranjo

Homem espera 30 horas para ser atendido no Garcia de Orta em Almada

Aparentemente resolvido o problema no Santa Maria - já não há ambulância à espera - começa o caos no Hospital Garcia da Orta, em Almada.

Uma ambulância da Trafaria esperou 30 horas à porta. Passou o dia, a noite, voltou a chegar o dia para que finalmente o doente, com sintomas de ser portador do vírus COVID, fosse finalmente atendido.

Também outro doente que veio do Barreiro entrou no parque do Hospital ao meio dia. Saiu da ambulância à meia noite, para finalmente ser atendido.
10:12 | 31/01
Ângela Gonçalves Marques

Doentes aguardam seis horas à porta do Santa Maria em Lisboa

Vários doentes que este sábado à noite foram transportados de ambulância para o Hospital de Santa Maria em Lisboa e foram encaminhados para casa sem realizarem qualquer teste à Covid-19.

Cinco ambulâncias aguardaram cerca de seis horas até que os doentes fossem atendidos por um médico. 

A triagem do INEM à porta do hospital encerra durante a noite e só voltará a abrir às 12h00 deste domingo.
17:35 | 30/01
Ana Botto

15 ambulâncias fazem fila à porta das urgências do Hospital Garcia de Orta em Almada

Pelo menos 15 ambulâncias aguardam à porta das urgências do Hospital Garcia de Orta, em Almada. 

Os doentes infetados com Covid-19 esperam dentro dos veículos para serem atendidos na triagem do hospital. 
A carregar o vídeo ...
13:09 | 30/01
Tânia Laranjo

Hospital de Santa Maria com quatro doentes em ambulância à espera de admissão

O Hospital de Santa Maria, em Lisboa, tem este sábado quatro ambulâncias à espera de admissão.
12:11 | 30/01
Sofia Garcia

Viseu: Hospital em "situação crítica" com 160 casos

Os enfermeiros em serviço no Hospital de Viseu e nos centros de saúde estão aflitos porque não têm onde deixar os filhos e porque são poucos para tratar as três centenas de doentes com Covid-19 ali internados.

"Já tínhamos graves problemas antes da pandemia, agora estão pior", disse esta sexta-feira Alfredo Gomes, do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, salientando que o Hospital de Viseu "vive em situação-limite mas que os doentes são tratados de forma digna".

Esta sexta-feira estavam internados no Hospital de Viseu 276 doentes com Covid-19, 23 na Unidade de Cuidados Intensivos. "Vamos gerindo esta situação critica dentro do possível", admite Eduardo Melo, diretor clínico. Há 160 profissionais inoperacionais porque estão infetados ou estão em isolamento.
11:02 | 30/01
João Reis Alves

Tendas de triagem do INEM aliviam pressão no Hospital Santa Maria

A carregar o vídeo ...
10:59 | 30/01
António Lúcio

Hospital de Beja já tem os espaços dedicados à Covid-19 totalmente ocupados

A carregar o vídeo ...
10:57 | 30/01
João Fernandes

Doentes Covid transferidos de Lisboa já estão internados no hospital do Funchal

Os três doentes com Covid-19 dos cuidados intensivos de hospitais de Lisboa, que foram transferidos esta sexta-feira para a Madeira, já se encontram no Hospital dr. Nélio Mendonça, no Funchal, onde chegaram cerca das 21h30.

Esta transferência decorreu na sequência da disponibilidade manifestada pela Região Autónoma da Madeira para receber doentes críticos do Serviço Nacional de Saúde do continente, sendo que o transporte aéreo foi assegurado pelo Ministério da Defesa Nacional, através de um avião C-130 da FAP.

A carregar o vídeo ...
10:52 | 30/01
Tânia Laranjo
A carregar o vídeo ...
19:05 | 29/01

Ambulâncias aguardam entrada nas urgências do Hospital Santa Maria

A carregar o vídeo ...
19:03 | 29/01

Homem de 30 anos espera há 22 horas dentro de ambulância no Hospital Santa Maria

Um doente está desde as 14h00 desta quinta-feira, há cerca de 22 horas, no interior de uma ambulância à espera de entrar no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

O homem tem cerca de 30 anos, tem insuficiência cardíaca e está com os níveis saturação de oxigénio baixos.
18:55 | 29/01

Hospital de Santa Maria sem espaço para internar 60 doentes

O hospital de Santa Maria, em Lisboa, anunciou que tem 60 doentes para internar, mas está sem capacidade para internar os doentes que chegam nas ambulâncias. 

Os 60 doentes que estão à aguardar camas para internamento estão nas urgências, o hospital não específica quantos doentes aguardam à porta para serem atendidos na triagem.
18:53 | 29/01

Proteção Civil deixa apelo: "Por favor não tragam mais alimentos para o hospital" Santa Maria em Lisboa

 Proteção Civil pediu à população: "por favor não tragam mais alimentos para o hospital" de Santa Maria, em Lisboa, pelo menos nos próximos dois dias porque existem, neste momento muitos mantimentos.

O apelo surge após várias pessoas se juntarem nos últimos dias à porta do hospital para oferecer comida e apoio aos bombeiros que ficam horas à espera para deixar os doentes nas urgências. 

18:51 | 29/01
Ângela Gonçalves Marques

Doente com febre e dificuldade respiratória espera 16 horas à porta do Hospital de Santa Maria em Lisboa

Um idoso de 84 anos, com dificuldade respiratória e febre, esteve cerca de 16 horas dentro de uma ambulância à porta do Hospital Santa Maria, em Lisboa, a aguardar para ser atendido. 

O homem foi encaminhado pelo CODU para o hospital após ligar para o 112 devido ao aparecimento dos sintomas.
18:50 | 29/01

Imagens do dia 29 de janeiro: Ambulâncias fazem fila à porta do Hospital de Santa Maria em Lisboa

18:46 | 29/01

INEM e Proteção Civil reforçam triagem no Hospital de Santa Maria em Lisboa

O INEM e Proteção Civil uniram esforços e reforçaram a triagem no Hospital de Santa Maria em Lisboa.
18:44 | 29/01
Sérgio A. Vitorino

Avião-hospital pronto a levar doentes portugueses com Covid-19 para a Alemanha

Por fora, parecem normais aviões de transporte militar. Mas têm o interior adaptado para mega-ambulâncias voadoras, capazes de transportar até 40 doentes em estado moderado, ou 16 em Cuidados Intensivos. 

Saiba mais aqui
18:38 | 29/01
Aureliana Gomes

Hospital de retaguarda em Paços de Ferreira perto da lotação máxima

Dois meses depois de ter entrado em funcionamento a Estrutura de Apoio de Retaguarda, a funcionar no antigo Hospital da Misericórdia de Paços de Ferreira, está perto da lotação máxima. No entanto, foi dotada com mais oito cama. Tem agora 27 camas.

Desde a entrada em funcionamento, o espaço, disponibilizado pela autarquia pacense, já recebeu 56 utentes – com um tempo médio de internamento de 13 dias – perfazendo um total de 728 dormidas. 
18:32 | 29/01
18:09 | 29/01

Amadora-Sintra transferiu 102 doentes com Covid-19 e tem 323 internados

O hospital Amadora-Sintra informou esta quinta-feira que a rede de oxigénio da unidade hospitalar foi estabilizada e que na noite de terça-feira foram transferidos 102 doentes para várias unidades de saúde, o que permitiu o alivio da pressão do hospital. 

O hospital tem 323 doentes internados com Covid-19, a unidade hospitalar é a que tem mais internamentos pela infeção na região de Lisboa. 
18:08 | 29/01

Hospital das Forças Armadas em Lisboa acolhe mais 20 doentes Covid

Gabinetes, salas de espera e até o refeitório do Hospital das Forças Armadas, em Lisboa, estão a ser transformados em enfermarias para doentes covid-19, no combate a uma vaga da pandemia que atinge o país em força.

Em poucos dias, o HFAR aumentou a sua capacidade de resposta com mais 140 camas, nomeadamente para doentes covid-19, contabilizando atualmente um total de 197 camas de enfermaria e 15 de cuidados intensivos, já parcialmente ocupadas com 106 nas primeiras e 8 doentes em situação mais crítica.
A carregar o vídeo ...
18:06 | 29/01

Hospital de Santa Maria lança apelo: Utentes só devem recorrer de ambulância "em situações justificadas"

O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte apelou à população para apenas recorrer de ambulância ao serviço de urgência dedicado ao SARS-CoV-2 do Santa Maria "em situações justificadas", já que a unidade tem registado "picos de afluência".

Em comunicado, este centro hospitalar dá conta de que este serviço de urgência do Hospital de Santa Maria "tem registado picos de afluência", que "quase metade dos utentes são transportadores de ambulância, mas destes só 15% apresentam situações que justificam o recurso a uma urgência hospitalar".

18:02 | 29/01
Daniela Polónia
Há contentores frigoríficos instalados no exterior do Hospital Egas Moniz, em Lisboa, uma vez que a morgue daquela unidade hospitalar está cheia.
Ver comentários