Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
6

Especialistas procuram cura para perda do olfato em doentes Covid-19

Universidade de Aveiro com kit de aromas naturais para testar efeitos.
Correio da Manhã 8 de Agosto de 2021 às 08:45
Olfato
Olfato FOTO: Getty Images
Um dos sintomas mais comuns relacionado com a infeção pela Covid-19 é a perda de olfato. Por isso, há já vários especialistas empenhados na procuram da cura para perda do olfato em pacientes que perderam esse sentido em sequência da infeção. 

A Universidade de Aveiro tem um kit de aromas naturais para testar possíveis efeitos de recuperação, segundo avança a imprensa deste domingo.

Recorde-se que já o Hospital Garcia de Orta estava a procurar ajudar os doentes a recuperar o cheiro. O Smell Test português foi buscar inspiração a uma experiência feita em Barcelona, ainda nem se sonhava que as nossas vidas seriam afetadas por um novo coronavírus que faz pontaria ao olfato.

Mas o teste original "estava adaptado à realidade catalã", incluindo "cheiros mais estranhos, como por exemplo cogumelos", e, por isso, a equipa do Garcia de Orta adaptou-o "à realidade portuguesa", escolhendo "essências mais características", que validou junto da população portuguesa, explicou à Lusa Armando Alcobia, diretor dos Serviços Farmacêuticos do hospital.

Anis, gasolina, aguarrás, fumado, tangerina, cogumelo, queijo, melão - são as essências que desaparecem do teste português, que opta por introduzir alfazema, canela, pinheiro, chocolate, laranja e café, "substâncias tipicamente portuguesas que estimulam os mesmos grupos de nervos", explica Luís Antunes, diretor do Serviço de Otorrinolaringologia do hospital.

Covid-19 saúde pandemia covid coronavírus
Ver comentários