Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
6

Espirros, nariz a pingar e sintomas de gripe? Saiba como fortalecer o seu sistema imunológico

Revelamos-lhe alguns truques para reduzir as hipóteses de adoecer.
Correio da Manhã 13 de Outubro de 2019 às 11:16
Gripe
Gripe
Gripe
Gripe
Gripe
Gripe
Estamos a chegar àquela época do ano onde os espirros, tosse e narizes a pingar são protagonistas. A época das gripes aproxima-se, mas como se pode preparar para esta altura do ano?

Revelamos-lhe alguns dos truques para fortalecer o seu sistema imunológico e assim reduzir as hipóteses de ficar doente. 

Já dizia a nossa mãe: "Agasalha-te bem". E tem razão. De acordo com um estudo da Universidade de Yale, o sistema imunológico não funciona tão bem no clima frio, por isso, uma forma de evitar que os vírus se aproximem, é manter o corpo quente. 

Outra das dicas que ajudam a manter o nosso sistema forte é dormir cerca de sete a oito horas de sono diárias. Se não conseguir, uma sesta é sempre bem-vinda. 

O cachecol é outro dos seus melhores amigos neste tempo frio. Este servirá para barrar a humidade do seu nariz e desta forma criará uma linha de defesa. O spray nasal para neutralizar a secagem das vias respiratórias provocada pelo ar condicionado quente também é outro dos truques que em conjunto com o cachecol o ajudará a 'afugentar' a gripe. 

Mãos limpas, germes longe: Lavar as mãos e usar gel desinfetante sempre que possível ajudará a reduzir as hipóteses de ficar com algum vírus. Caso não o consiga fazer regularmente, evite tocar nos olhos e nariz com as mãos sujas. 

O exercício físico também é o seu melhor amigo nesta altura do ano. O
 exercício moderado mantém as células imunológicas a circular e neutraliza os efeitos de stress. No entanto, evite o exercício intenso pois esse fará o efeito oposto do desejado. 

Para concluir, não se esqueça de tomar a vacina para a gripe, suplementos multivitamínicos e alimentar-se bem com refeições quentes para garantir uma resposta rápida das suas defesas.
saúde doenças desporto questões sociais futebol
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)