Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
2

Estátua de veado surfista gera polémica

A obra artística é uma espécie de homenagem a onda gigante e lenda da Nazaré.
Francisco Gomes 12 de Dezembro de 2016 às 08:39
A carregar o vídeo ...
estatua veado
A estátua de um surfista com uma cabeça de veado, instalada na Nazaré, está a provocar uma romaria de visitantes para ver uma obra que se tornou polémica, com a população dividida sobre a estética da peça, que pretende ser uma homenagem à onda da Praia do Norte e ao mesmo tempo evocar o milagre da Nazaré.

A meio caminho entre o sítio da Nazaré e o forte de São Miguel foi colocada esta estátua, que faz uma alusão ao milagre que, em 1182, terá impedido D. Fuas Roupinho de cair no precipício numa caçada ao veado e procura simbolizar a onda gigante que tem projetado a Nazaré.

"Os nazarenos não se reveem nesta obra, que tem sido mais motivo de chacota do que de orgulho. Causa espanto, susto e comédia, suscita comentários por motivos menos abonatórios e é um gasto desnecessário de dinheiros públicos quando a situação da câmara é de grande dívida", afirma Nelson Quico, presidente da Associação de Defesa da Nazaré. "Deve-se retirar a obra e devolver, e não ter nada que estrague a paisagem", frisa.

Já Adália Alberto, escultora, diz estar "orgulhosa da obra", referindo que é necessário "conviver com as divergências". "Gostaria que a peça passasse a ser das imagens mais fotografadas da vila", assinala.
Nazaré Praia do Norte São Miguel D. Fuas Roupinho Nelson Quico veado surf
Ver comentários