Criada em 2020, a iniciativa tem acompanhado o crescimento do setor espacial nacional, com mais estudantes, universidades e empresas envolvidos na engenharia aeroespacial.
O presidente da Agência Espacial Portuguesa considerou esta sexta-feira que os sete anos do European Rocketry Challenge (EuRoC) deixaram um legado na formação de jovens engenheiros, muitos dos quais já trabalham no setor espacial ou criaram empresas.
"Fizemos um percurso fantástico. Há muitos jovens que, desde a primeira edição, já estão nas empresas, têm as suas próprias empresas, trabalham no setor. Podemos dizer que temos uma missão cumprida", afirmou Ricardo Conde à agência Lusa.
O responsável falava em Constância, no distrito de Santarém, à margem da abertura da sétima edição do EuRoC, competição universitária de foguetes que reúne cerca de 690 estudantes de 13 países e contou com a presença do astrofísico norte-americano Neil deGrasse Tyson.
Criada em 2020, a iniciativa tem acompanhado o crescimento do setor espacial nacional, com mais estudantes, universidades e empresas envolvidos na engenharia aeroespacial.
Ricardo Conde destacou a evolução das equipas portuguesas e a crescente ligação entre as universidades e a indústria espacial, considerando que a competição contribuiu para impulsionar a formação em engenharia aeroespacial.
"Não há inovação sem falhas", sublinhou, defendendo a importância de os estudantes poderem testar, errar e aperfeiçoar soluções em condições próximas das exigências da indústria.
O presidente da agência admitiu a possibilidade de crescimento internacional do EuRoC, embora reconhecendo os desafios financeiros, logísticos e de segurança, e destacou o reforço do apoio da Agência Espacial Europeia (ESA) e a colaboração do Exército.
"Se não fosse o Exército, nós não fazíamos isto em Portugal", afirmou, defendendo a continuidade da competição em Constância.
A cerimónia ficou marcada pela presença de Neil deGrasse Tyson, uma das figuras mais conhecidas da divulgação científica mundial, recebido com entusiasmo e prolongados aplausos pelas centenas de universitários presentes no Pavilhão Desportivo Municipal.
Perante uma plateia, o astrofísico evocou a história da exploração espacial e desafiou os jovens engenheiros a ultrapassarem os limites do conhecimento, defendendo que o espaço pode aproximar a humanidade.
Recordando as imagens da Terra obtidas durante as missões Apollo, destacou como a observação do planeta a partir do espaço alterou a perceção das fronteiras e dos conflitos, apelando aos jovens para que usem o conhecimento científico na construção de um futuro melhor, sem perderem a curiosidade e a vontade de explorar.
Aos jornalistas, Tyson elogiou a energia dos participantes: "Quando essa energia é direcionada para a engenharia espacial, há esperança para o futuro".
No final, percorreu os espaços das equipas, observou os foguetes e conversou com os estudantes sobre os projetos, tirando fotografias, distribuindo autógrafos e concedendo entrevistas.
Na abertura participou também o chefe do Estado-Maior do Exército, general Eduardo Mendes Ferrão, que salientou a importância de apoiar os jovens e dar espaço às suas ideias.
Alexander Kinnaird, da ESA Academy, destacou a necessidade de formar novas gerações para assegurar o futuro espacial europeu: "A Europa precisa da vossa curiosidade, tenacidade e competências técnicas para continuar competitiva".
O presidente da Câmara de Constância, Sérgio Oliveira, falou da projeção internacional do concelho e dos benefícios para a hotelaria e restauração da região, uma vez que a capacidade de alojamento local não chega para acolher todos os participantes.
A edição deste ano registou um máximo histórico de 64 candidaturas de 26 países, tendo chegado à competição 21 equipas universitárias.
Segundo Ricardo Conde, sete equipas portuguesas estiveram envolvidas no processo, mas apenas duas, do Instituto Superior Técnico e da Universidade do Minho, chegaram à fase final de lançamento dos foguetes.
Os lançamentos começam no sábado, no Campo Militar de Santa Margarida, com foguetes desenvolvidos pelas equipas para atingir altitudes de três ou nove quilómetros. A competição termina em 21 de outubro, com a entrega de prémios.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.