Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
4

Ex-patrono de Elina Fraga recebeu 314 mil euros

Entre honorários e trabalhos especializados foram gastos mais de 992 mil euros.
Sónia Trigueirão 5 de Novembro de 2017 às 09:17
Mandato de Elina Fraga foi alvo de uma auditoria por parte do atual bastonário, Guilherme Figueiredo
Mandato de Elina Fraga foi alvo de uma auditoria por parte do atual bastonário, Guilherme Figueiredo FOTO: Mariline Alves
Adérito Ferro Pires, antigo patrono de Elina Fraga, ex-bastonária, foi um dos advogados que mais receberam a título de honorários, revela o relatório da Auditoria às contas da Ordem dos Advogados (OA), durante o triénio 2014-2016.  

De acordo com o documento, neste período, a AFP-Adérito Ferro Pires & Associados recebeu 127 428 euros e o próprio advogado, a título individual, faturou 187 mil euros. O que dá um total de 314 428 euros.

Aliás, Adérito Pires encabeça a lista dos gastos da Ordem com honorários e está em segundo na da despesa com trabalhos especializados.

No que se refere à rubrica ‘honorários’, que engloba também as despesas administrativas pagas aos mandatários que representam a Ordem nos processos de impugnação de uma decisão de caráter disciplinar ou administrativo, nos patrocínios concedidos aos advogados e nos processos de procuradoria ilícita, em segundo lugar surgem as advogadas Sandra Isabel Silva, com 169 mil euros, e Carla Morgado com 37 mil euros.

Recorde-se que Carla Morgado fez parte da lista de Elina Fraga quando esta se candidatou à Ordem e que depois foram trabalhar juntas para o mesmo escritório de advogados quando esta deixou o cargo de bastonária da Ordem dos Advogados.

No total, a Ordem pagou 992 mil euros. Destes, 467 mil euros foram honorários pagos a 12 advogados. Já na rubrica de ‘trabalhos especializados’ a despesa foi de 525 mil euros apenas com pagamentos a cinco sociedades de advogados. A lista é encabeçada por Isabel Duarte e Associados, que recebeu no mandato de Elina Fraga mais de 301 mil euros.
Elina Fraga ex-patrono ex-bastonária advogados Adérito Ferro Pires Carla Morgado
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)