Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
6

Exame de urina ajuda a detectar risco de cancro da próstata

Um novo exame de urina que detecta o risco de cancro da próstata e que pode servir de indicador sobre a necessidade de fazer ou não uma biopsia foi desenvolvido por um grupo de cientistas da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.
6 de Agosto de 2011 às 14:58
exame de urina, cancro da próstata, equipa de investigadores americanos
exame de urina, cancro da próstata, equipa de investigadores americanos FOTO: Agências

O estudo foi publicado na revista Science Translational Medicine e revela que este teste pode ajudar os homens com uma presença elevada de PSA (um antigénio específico da próstata) no sangue a decidir se é possível atrasar ou evitar a biópsia, visto tratar-se de um exame que pode trazer riscos para o paciente.

Através desta análise consegue-se detectar uma anomalia genética presente em 50% dos casos de cancro da próstata, quando se fundem os genes TMPRSS2 e ERG. Como esta fusão só aparece em metade dos casos, os investigadores americanos optaram por incluir na prova outro marcador tumoral, o PCA3. A nova combinação fornece mais dados para a detecção do cancro da próstata que a de cada um dos marcadores individuais.

Para realizar este estudo, cientistas analisaram amostras de urina de 1.312 homens: os pacientes foram depois divididos em três grupos, de acordo com o risco baixo, médio ou alto de sofrer de cancro. Finalmente, os resultados do exame de urina foram comparados com os das biópsias de cada paciente.

As biópsias revelaram a presença de cancro em 21% dos casos que a prova tinha determinado como de baixo risco; em 43% dos de médio risco e em 69% dos do grupo de alto risco. Além disso, apenas 7% dos homens do grupo de baixo risco foram diagnosticados com tumor agressivo, enquanto nos de alto risco a percentagem foi de 40%.

Os investigadores esperam que este exame de urina anteceda a biopsia e ajude a decidir sobre a necessidade de a fazer.

 

exame de urina cancro da próstata equipa de investigadores americanos
Ver comentários