Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
2

Exercício ajuda a manter juventude

Stress, desnutrição e infeções são responsáveis pelo envelhecimento.
Teresa Oliveira 16 de Abril de 2017 às 09:21
Dormir e acordar sempre à mesma hora, ter uma alimentação saudável, fazer exercício físico e aprender a respirar são alguns dos segredos para um envelhecimento ativo e saudável. As sugestões são de Alexandra Vasconcelos, farmacêutica e especialista em naturopatia e antienvelhecimento, que faz avaliações do perfil genético. "Após a avaliação, descobre-se o que está a desequilibrar a pessoa", explica.

Para a especialista, ficamos doentes e envelhecemos prematuramente devido às toxinas, à desnutrição, ao stress, às infeções e à poluição eletromagnética. A toxicidade também está nos medicamentos, que cada vez mais se tomam em excesso. "Os remédios salvam vidas, mas convém não exagerar", explica a especialista.

O segredo para se continuar jovem está na redução do stress e este deve ser combatido com exercício físico.

Para a naturopata, a pessoa deve manter-se ativa, mesmo que esteja cansada: "Se fizer exercício físico, fico menos cansada e menos stressada. A ideia é simples: estou cansada, faço exercício. É aí que vou buscar a energia." Pois o stress envelhece, "tira a memória recente", assim como "o açúcar e uma má alimentação". Deve fazer-se relaxamento e aprender a respirar: inspire e expire profundamente, pelo menos três vezes por dia.
Alexandra Vasconcelos saúde questões sociais
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)