Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
5

Fabrico de vacinas contra a Covid-19 duplica em rapidez

Vacina da Pfizer/BioNTech já está a ser fabricada em apenas dois meses, metade do tempo utilizado no início da produção.
João Vaz 7 de Março de 2021 às 09:21
Complexo processo logístico de fabrico da vacina da Pfizer/BioNTech finaliza-se na localidade belga de Puurs
Complexo processo logístico de fabrico da vacina da Pfizer/BioNTech finaliza-se na localidade belga de Puurs FOTO: EPA / OLIVIER HOSLE
A vacina contra o novo coronavírus da Pfizer/BioNTech, já recebida por centenas de milhares de cidadãos portugueses, está a ser fabricada em dois meses, ou seja, metade do tempo utilizado no início da produção. A aceleração de processos foi revelada, nos Estados Unidos da América, por Germain Morin, vice-presidente da Pfizer, que tem a cargo o abastecimento mundial de medicamentos e vacinas contra doenças raras.

Inovadoras na sua conceção científica, pelo recurso a material genético sintético, as vacinas ARN mensageiro da Pfizer/BioNTech e da Moderna afirmam-se, também, como prodígios da logística e da cooperação multinacional. Germain Morin destaca que, apesar de uma dose da vacina cobrir apenas o tamanho da unha do dedo mínimo, ela inclui mais de 280 componentes e necessita do concurso de três fábricas que implicam travessia do oceano Atlântico.

No caso específico da vacina Pfizer/BioNTech, o processo começa nos Estados Unidos da América, nos arredores da cidade de Saint-Louis, no estado do Missouri, onde se fabricam moléculas de ADN que incluem o código da proteína S do vírus SARS-CoV-2. O S vem de ‘spike’, nome dado aos famosos picos do coronavírus. O material congelado a menos 80 ºC segue depois para laboratórios no estado do Massachusetts e na Alemanha, onde se fabrica o ARN mensageiro.

A última fase decorre na localidade de Puurs, na Bélgica, onde o produto é encapsulado em nanopartículas de gordura. Estamos a falar de gotículas mil milhões de vezes mais pequenas do que é possível ver ao olho nu. E tudo se passa, em absoluto segredo científico, sob o controlo 24 horas por dia de um centro de operações fixado na Irlanda.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ver comentários