Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
8

Falcões estão de volta a varanda da Amadora

Crias devem nascer a 1 de maio. Acompanhe em direto.
João Saramago 18 de Abril de 2016 às 15:09
Casal de falcões-peneireiros já foi visto na internet – disponível das 09h00 às 20h30 – por mais de 18 mil pessoas
Casal de falcões-peneireiros já foi visto na internet – disponível das 09h00 às 20h30 – por mais de 18 mil pessoas FOTO: DR
'Zuzu' e 'Margarida' voltaram a fazer o ninho na Amadora e, este ano, regressaram à floreira da janela do quarto de Maria, filha de Pedro Cotter, autor de uma página na internet que tornou célebres os falcões-peneireiros.

As aves rondaram o local por vários dias e acabaram por fazer a postura no vaso colocado no exterior da janela. Pedro Cotter acredita tratar-se do "mesmo casal que esteve na floreira em 2012 e 2013, porque todas as crias foram anilhadas e estes falcões não têm anilha".

"O casal não se afasta do ninho mais de três a cinco minutos e, nesses períodos, foi possível contar que a postura foi de seis ovos", explicou Pedro Cotter. O proprietário do apartamento onde está o ninho acredita que - a exemplo de anos anteriores - as crias irão nascer a 1 de maio.

Os ‘filhotes’ acabam por abandonar o ninho cerca de um mês após a eclosão dos ovos. Por serem aves com marcação de território, não habitam no mesmo local dos pais, embora permaneçam na mesma região.

O regresso dos falcões à varanda de Cotter rapidamente se espalhou pela internet e a página ‘Zuzu & Margarida’ já foi visitada por 18 mil internautas.

Zuzu Margarida Amadora Pedro Cotter Zuzu & Margarida animais falcões
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)