page view

Falta de vacinas leva doentes às Urgências

Há centros de saúde com rutura de vacinas devido à grande procura por parte dos utentes .

06 de janeiro de 2017 às 07:48

Há centros de saúde onde as vacinas contra a gripe estão esgotadas desde o mês passado. Por isso, a Direção-Geral da Saúde lançou esta semana um apelo às unidades de saúde que tenham vacinas para as disponibilizarem às unidades que estão em rutura de stock.

A intensa atividade gripal deste inverno é a responsável pelo aumento de doentes com infeções respiratórias, situação que está a encher as Urgências dos hospitais. No atual surto de gripe, já terão morrido 12 pessoas, disse ontem Graça Freitas, subdiretora-geral da Saúde, à Rádio Renascença.

Ao CM, a mesma responsável explica que foi feito um alerta às Administrações Regionais de Saúde para a necessidade de uma redistribuição das vacinas da gripe. "Há zonas com grande procura e as unidades ficam sem vacinas, o que reflete o apelo feito para a vacinação", refere Graça Freitas.

Portugal pondera pedir a países europeus a dispensa de vacinas contra a gripe. "Não pomos de parte, mas não para já, porque toda a Europa está com intensa atividade gripal", explica Graça Freitas. Quanto à eventualidade de unidades recusarem a dispensa de vacinas, Graça Freitas admite que possa haver recusa quando há marcações feitas. A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo garante ao CM ter em stock "12 445 vacinas".

A maior agressividade do vírus da gripe (H3N2) está a aumentar os casos de infeções respiratórias e a levar milhares de utentes às Urgências, em especial idosos com várias doenças e em descompensação.

Em apenas cinco dias, de 30 de dezembro a 3 de janeiro, foram registados 18 399 atendimentos nos Serviços de Urgência hospitalares da região de Lisboa e Vale do Tejo. O dia 2 de janeiro foi o que registou o maior número de atendimentos (4187 episódios). Já ao Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge foram reportados 29 doentes internados em Cuidados Intensivos, entre 26 de dezembro e 1 de janeiro (82 desde o início de outubro).

O INEM emitiu ontem um alerta para os cuidados a ter com o frio em especial nos próximos dias, devido à descida da temperatura.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8