Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
5

Família: Simples brincadeiras são bons exercícios

As crianças dominam a tecnologia, sabem mexer nos computadores, nas consolas e nos telemóveis como se tivessem um dom natural. São hábitos que estimulam o pensamento, mas e a saúde física? Juan Casado, pediatra no Hospital Nino Jesus de Madrid, defende que o exercício físico desde criança é fundamental.

19 de Maio de 2012 às 01:00
Jogar à bola na praia é um excelente exercício
Jogar à bola na praia é um excelente exercício

Segundo o especialista, umas caminhadas ou uns passeios de bicicleta com a família ajudam a reforçar a auto-estima das crianças. Produzem uma sensação de conforto e bem-estar devido à libertação de endorfinas, substância que ajuda a evitar a dor, melhora o funcionamento dos músculos e evita a acumulação de gordura nas artérias.

As simples brincadeiras são bons exercícios. Não precisa de inscrever a família num ginásio ou colocar os filhos em aulas de natação, dança ou artes marciais, o que pressupõe grandes gastos. Não há criança que não goste de fazer uma corrida, saltar à corda, fazer uma caça ao tesouro num jardim, jogar à apanhada ou à bola.

Segundo Ricardo Espírito Santo, professor de Educação Física, além dos benefícios para o corpo, permite uma maior proximidade entre a família. O especialista sublinha que todos os locais são indicados para fazer exercício. "Em casa, ao ar livre, num armazém, uma garagem, todos os espaços podem ser utilizados", refere, sublinhando que "o exercício deve ter um carácter lúdico. Não procure mais desculpas e tire a família de casa.


PERGUNTAS & RESPOSTAS

O que é essencial para ficar em forma?

Para ficar em forma existem três pilares fundamentais. O seu estilo de vida, que deve ser o mais activo possível, uma alimentação saudável e a prática de exercício para perder peso e manter a boa forma.

Como planeio um dia de exercício em família?

O exercício tem de ser planeado de acordo com as capacidades dos membros da família. Se houver na família crianças e idosos, o esforço vai ter de ser mais moderado. Se for apenas um casal, pode planear exercícios mais exigentes.

Apesar de fazer exercício tenho mais peso, Porquê?

As balanças que temos em casa não indicam a diferença entre a massa gorda e a massa muscular. É possível que, apesar de fazer exercício, não esteja a perder muito peso, mas isso é porque está a transformar a massa gorda em músculo e isso é benéfico para o seu corpo.

Fazer exercício com um recém-nascido é saudável?

Sim. As indicações para os exercícios no pós-gravidez envolvem várias actividades com o recém-nascido. O exercício é uma excelente oportunidade para brincar com a criança. 

 

EXERCÍCIO SAÚDE FAMÍLIA
Ver comentários