Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
9

Famílias encorajam jovens a sair do País

Mais de cinco mil finalistas do Ensino Superior receberam ontem a bênção do Cardeal-Patriarca de Lisboa, que pediu aos estudantes para não terem medo das dificuldades do presente. Com poucas ou nenhumas perspectivas de encontrar um lugar no mercado de trabalho, o futuro destes milhares de jovens passa por procurar uma oportunidade fora do País. Uma opção muitas vezes encorajada pelas próprias famílias.

20 de Maio de 2012 às 01:00
O Cardeal D. José Policarpo presidiu à cerimónia da bênção dos finalistas, que fizeram uma série de donativos a várias instituições de solidariedade
O Cardeal D. José Policarpo presidiu à cerimónia da bênção dos finalistas, que fizeram uma série de donativos a várias instituições de solidariedade FOTO: Sérgio Lemos

"Não desanimem com as dificuldades do presente. Não desistam", pediu D. José Policarpo, durante a sua homilia, na qual apontou o caminho para a mudança: "Se querem contribuir para um mundo melhor, só há um caminho: é preciso mudar o coração do homem".

Perante os tempos difíceis e a incerteza do amanhã, realçados na mensagem dos estudantes ao Cardeal, muitos dos jovens apostam numa saída para o estrangeiro. "Queremos o melhor para os nossos filhos e fazemos tudo para os ter perto de nós, mas Portugal não lhes vai dar nada. O melhor é procurar qualquer coisa no estrangeiro", lamentou Francisco Vale, desempregado, de 52 anos, cujo filho terminou agora o curso de Engenharia Civil.

A mesma opinião tem Maria José Nóbrega, tia de uma finalista em Medicina Dentária: "Não podem desistir de procurar trabalho. Se não for cá, que seja no estrangeiro".

Uma das opções é Angola, como sublinhou Núria Almeida, de 25 anos, formada em Psicologia: "Se não encontrar nada em Portugal, vou para Angola fazer o mestrado na área de educadora de infância".

BENÇÃO ESTUDANTES ENSINO SUPERIOR D. JOSÉ POLICARPO
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)