Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
2

Faro mantém horários do comércio durante situação de contingência

Portugal continental entrou na terça-feira em situação de contingência devido à pandemia de Covid-19.
Lusa 16 de Setembro de 2020 às 10:48
Rogério Bacalhau
Rogério Bacalhau FOTO: André Cravinho
Os estabelecimentos comerciais existentes no concelho de Faro vão poder continuar abertos até às 23h00, mantendo-se os horários de encerramento que vigoravam antes da declaração da situação de contingência, disse hoje à Lusa o presidente do município.

"A situação no concelho de Faro mantém-se estável há dois meses e não se justifica estar a restringir horários", referiu Rogério Bacalhau, sublinhando que a autarquia vai agora estar atenta à evolução da pandemia durante o arranque do ano letivo.

Portugal continental entrou na terça-feira em situação de contingência devido à pandemia de covid-19, limitando os ajuntamentos a 10 pessoas e com medidas específicas para as Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto.

Em todo o continente, segundo o Governo, os estabelecimentos comerciais só podem abrir a partir das 10h00, "com exceções como sejam pastelarias, cafés, cabeleireiros e ginásios", e o horário de encerramento é entre as 20h00 e as 23h00, por decisão municipal.

Na capital algarvia mantêm-se, para já, os horários que já vigoravam no comércio, embora o presidente da autarquia admita reavaliar a situação, caso se justifique, até ao término da situação de contingência, em 30 de setembro.

"Vamos fazer o acompanhamento da situação e se houver necessidade disso, em colaboração com as autoridades de saúde, poderemos vir a restringir horários. Mas, para já, não há nenhuma justificação plausível para fazê-lo", afirmou.

Entre as medidas decididas no Conselho de Ministros está também a limitação, nos restaurantes, cafés e pastelarias a 300 metros das escolas, de quatro pessoas por grupo, salvo se forem do mesmo agregado familiar.

Nas áreas de restauração dos centros comerciais também é imposto o mesmo limite máximo de quatro pessoas por grupo.

Os restaurantes podem continuar abertos até à 01h00, podendo receber clientes até às 00h00 para refeições.

O Governo justifica a situação de contingência em todo o território de Portugal continental com o crescimento de novos casos diários de contágio da doença, o início do ano letivo e o aumento expectável de pessoas em circulação, designadamente nos transportes públicos em áreas com elevada densidade populacional.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Faro horários do comércio situação de contingência coronavírus
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)