Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade

Fátima: Centenas de peregrinos no Santuário

Centenas de peregrinos, em grande parte emigrantes, polvilham na manhã deste domingo o recinto do Santuário de Fátima, onde, a partir das 18h30, decorre a peregrinação do aniversário de Agosto, subordinada ao tema "Feliz o homem que teme o Senhor".
12 de Agosto de 2012 às 13:27
Muitos fiéis, principalmente do sexo feminino, de joelhos em torno da Capelinha das Aparições, agradecem graças recebidas ou fazem pedidos à Senhora de Fátima
Muitos fiéis, principalmente do sexo feminino, de joelhos em torno da Capelinha das Aparições, agradecem graças recebidas ou fazem pedidos à Senhora de Fátima FOTO: Arquivo CM

Muitos fiéis, principalmente do sexo feminino, de joelhos em torno da Capelinha das Aparições, agradecem graças recebidas ou fazem pedidos à Senhora de Fátima.

Esta peregrinação é presidida pelo arcebispo de Braga e presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, Jorge Ortiga, sendo a eucaristia da noite deste domingo presidida pelo bispo de Beja, António Vitalino Dantas.

Os dias 12 e 13 de agosto são caracterizados, anualmente, por grande afluência de emigrantes ao Santuário de Fátima, que aproveitam o período de férias para cumprirem as suas promessas.

Também a comunidade imigrante residente em Portugal marca presença na Cova da Iria nestes dias, com as celebrações a deixarem uma mensagem sobre as dificuldades e os desafios que enfrentam no país.

Este ano, a crise na Europa, as dificuldades que esperam os portugueses que decidem deixar o país em busca de um melhor futuro e a situação em que vivem milhares de imigrantes em Portugal ocuparão parte importante nas homilias que António Vitalino Dantas e Jorge Ortiga proferirão este domingo e segunda-feira, respectivamente.

Para as cerimónias estão já inscritos, nos serviços do Santuário, 28 grupos organizados de peregrinos, oriundos de 14 países.


A estes grupos, juntar-se-ão os participantes na Peregrinação do Migrante e Refugiado, organizada pela Obra Católica Portuguesa das Migrações, e que se integra na peregrinação do aniversário de Agosto à Cova da Iria.

A estes grupos, juntar-se-ão os participantes na Peregrinação do Migrante e Refugiado, organizada pela Obra Católica Portuguesa das Migrações, e que se integra na peregrinação do aniversário de Agosto à Cova da Iria.

 

Reitor do Santuário: "Acreditar" em Deus deve mostrar-se com actos concretos

O reitor do Santuário de Fátima, Carlos Cabecinhas, defendeu este domingo que "acreditar" em Deus, mais que em palavras, deve consubstanciar-se, para os crentes, em actos concretos, nomeadamente de "entrega aos irmãos".

Na homilia da habitual missa de domingo de manhã no recinto do Santuário, perante milhares de peregrinos - muitos dos quais já aguardam as celebrações da peregrinação de 12 e 13 de Agosto -, Carlos Cabecinhas sublinhou que "a oferta da própria vida a Deus passa por atitudes muito concretas dia a dia".

Recorrendo a palavras do apóstolo S. Paulo, o reitor do Santuário exortou os cristãos presentes em Fátima a serem "imitadores de Deus".

"Seja eliminado do meio de vós tudo o que é azedume, irritação, cólera, insulto, maledicência e toda a espécie de maldade", citou, apelando: "Sede bondosos e compassivos uns para com os outros, e perdoai-vos mutuamente, como Deus também vos perdoou em Cristo".



A finalizar a homilia, Carlos Cabecinhas frisou ainda a importância da eucaristia na vida dos cristãos, sublinhando que o próprio papa Bento XVI a apresenta como "Sacramento da Caridade".

Que seja vivida "como encontro com Cristo", desejou o reitor do Santuário de Fátima.

 

 

peregrinos fátima comemorações agosto crise
Ver comentários