Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
5

Fenprof critica responsabilização dos diretores das escolas

Secretário-geral da Fenprof diz que Nuno Crato não "respeitou a palavra que assumiu na Assembleia da República".
3 de Outubro de 2014 às 20:33
Mário Nogueira, secretário-geral da Federação Nacional dos Professores, fala aos jornalistas
Mário Nogueira, secretário-geral da Federação Nacional dos Professores, fala aos jornalistas FOTO:  João Carlos Santos

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) considerou esta sexta-feira "um desrespeito" pela classe a anulação da contratação dos professores e criticou o Ministério da Educação e Ciência (MEC) por atribuir responsabilidades dos erros aos diretores das escolas.

"Há aqui um desrespeito tremendo pelos professores e uma atribuição de responsabilidade a quem não as têm", disse o secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira. Vários agrupamentos de escolas receberam esta sexta-feira orientações do Ministério da Educação para anularem as colocações de professores do concurso da bolsa de contratação, informou à Lusa um diretor de um estabelecimento.


Mário Nogueira adiantou que o MEC ao dizer que "são os diretores das escolas que têm que assinar o despacho de revogação está implicitamente a atribuir as responsabilidades dos erros aos diretores das escolas". O sindicalista sublinhou que se forem os diretores "a assinar o despacho de revogação do ato", serão eles "os visados pelas queixas em tribunal que daí resultem".


O secretário-geral da Fenprof questionou também sobre "o que vale a palavra do ministro", depois de ter afirmado, na Assembleia da República, que os professores já colocados não iam ser prejudicados e que ia resolver o problema caso a caso. "O ministro da Educação decidiu agora resolver os casos todos de uma vez e anulou tudo. Ao anular não respeitou a palavra que assumiu na Assembleia da República", sustentou, adiantando que há professores que já tinham casas arrendadas e que agora ficaram sem colocação.

Federação Nacional dos Professores Fenprof Ministério da Educação responsabilização diretores das escolas
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)