Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
6

Fernando Araújo é o novo diretor executivo do SNS

Em conferência de imprensa Fernando Araújo referiu que a sede do SNS vai passar para a cidade do Porto. 
Correio da Manhã e Lusa 23 de Setembro de 2022 às 12:11
Fernando Araújo
Fernando Araújo FOTO: MovePhoto
O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, confirmou, esta sexta-feira que o presidente do Centro Hospitalar Universitário de São João desde abril de 2019, Fernando Araújo, aceitou o convite para ser o novo diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS). 

O anuncio foi feito no dia em que foi publicado no Diário da República o diploma do Governo que regulamenta a direção executiva, a nova entidade prevista no novo Estatuto do SNS promulgado pelo Presidente da República no início de agosto.

"O Governo dirigiu ao professor doutor Fernando Araújo um convite para que venha a ser nomeado como primeiro diretor executivo do SNS e é com muita satisfação que posso anunciar que Fernando Araújo aceitou esse convite", afirmou o ministro. 

Durante a conferência de imprensa, Manuel Pizarro destacou o trabalho de Fernando Araújo, considerando que "é uma personalidade bem conhecida dos portugueses e um profissional de méritos reconhecidos". 

Além do seu trabalho enquanto médico especialista em imuno-hemoterapia, o governante sublinhou também a sua experiência de gestão de unidades de saúde, enquanto presidente da Administração Regional de Saúde do Norte e agora do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário de São João. 

"Julgo que ninguém no país, e sobretudo no setor da Saúde, tem quaisquer dúvidas de que é uma personalidade com todas as condições para dar ao SNS um aporte em matéria de gestão que todos julgamos ser necessária", afirmou Manuel Pizarro. 

A direção executiva do SNS, que entra em funções a 01 de outubro, vai coordenar toda a resposta assistencial do SNS, assegurando o seu funcionamento em rede, e passa a gerir também a rede nacional de cuidados continuados integrados e da rede de cuidados paliativos, até agora da responsabilidade das administrações regionais de saúde.

Em conferência de imprensa Fernando Araújo referiu que a sede do SNS vai passar para a cidade do Porto. A sede ficará definida na portaria que aprova os estatutos da nova Direção Executiva, cabendo agora à direção apresentar ao Governo a proposta de estatutos. 

Fernando Araújo acrescentou que há muitos profissionais empenhados em várias zonas do País, realçando que a direção executiva deve estar focada nos aspetos técnicos porque em todo o país há coisas a aprender em termos de gestão do SNS. 

O novo CEO do SNS explicou que é necessário reivindicar mais meios mas também utilizar eficientemente os meios que o SNS já tem. 
SNS Fernando Araújo Manuel Pizarro saúde
Ver comentários