Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
9

Fim-de-semana de sol piora seca

A previsão de sol promete levar às praias este fim- -de-semana alguns milhares de portugueses tendo em conta as temperaturas convidativas que amanhã serão de 28 graus. A ausência de chuva agrava, contudo, a seca. No ano hidrológico (de 1 de Outubro a 30 de Setembro) que agora terminou choveu no nosso país menos 44% da precipitação habitual.

6 de Outubro de 2012 às 01:00
Temperaturas altas e ausência de chuva convidam a ir até à praia
Temperaturas altas e ausência de chuva convidam a ir até à praia FOTO: Miguel Veterano

Até 30 de Setembro, a precipitação foi de 513 litros por metro quadrado, ou seja, menos 44% do que a média dos últimos vinte anos que é de 912,5 litros por metro quadrado, segundo os dados disponibilizados pelo Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos.

A situação em Portugal é mais grave do que a registada em Espanha onde a precipitação média foi de 447 litros por metro quadrado, menos 31% do que os 649 litros habituais por ano.

Segundo as previsões do Instituto de Meteorologia, não é esperada precipitação no Continente até dia 14, com excepção para o Litoral Norte.

A falta de chuva será acompanhada no início da semana com uma ligeira descida da temperatura. Esta quebra poderá ir aos 20 graus de máxima, em Lisboa, na sexta-feira.

SOL SECA METEOROLOGIA CLIMA
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)