Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
5

"Fogo maldito, não dá descanso"

Chamas demolidoras destruíram floresta em Oliveira de Frades e Sever do Vouga e chegaram com grande força à A25, onde acabaram dominadas pelos bombeiros.
27 de Agosto de 2013 às 01:00
A25 serviu de travão ao avanço das chamas para aldeias
A25 serviu de travão ao avanço das chamas para aldeias FOTO: Nuno André Ferreira

Com enxadas e ramos de árvores na mão, os habitantes de aldeias dos concelhos de Oliveira de Frades e Sever do Vouga enfrentaram ontem "o maldito fogo" que teima em não dar descanso às populações do Norte e Centro do País. O incêndio que mobilizou mais meios começou na tarde de domingo em Feitalinho (Oliveira de Frades) e na madrugada de ontem passou para o concelho de Sever do Vouga, deixando em sobressalto as populações que residem nas aldeias dispersas pela floresta.

"Fogo maldito que não nos dá descanso e teima em destruir tudo que lhe aparece pela frente", desabafou Manuel Pinto,
residente em Póvoa (Sever do Vouga), enquanto batia nas chamas com um ramo de árvore. Como ele, dezenas de outros homens ajudaram os bombeiros a dominar um incêndio que consumia pinheiros e eucaliptos.

Algumas casas de Feitalinho, Arcozelo das Maias, Borralhais e Ladário, em Oliveira de Frades, e Arcas, Carrazedo, Póvoa e Soutelo, em Sever do Vouga, foram ameaçadas pelas chamas, mas o trabalho dos bombeiros e dos populares evitou o pior.

Uma frente de fogo tomou a direção da A25, via que liga Viseu a Aveiro. No entanto, os dois aviões pesados franceses fizeram ali várias descargas e conseguiram evitar que as chamas afetassem a circulação rodoviária naquela via rápida. Uma das descargas caiu sobre um grupo de populares que sozinhos faziam frente ao fogo. "Fiquei todo molhado, mas a descarga do avião foi importante e o fogo cedeu", descreveu ao CM Lino Ribeiro, de 68 anos, residente na localidade de Feira.

Na serra do Caramulo, o incêndio foi dado como extinto, mas ontem mantiveram-se no local mais de 100 bombeiros, que combateram reacendimentos. Ontem voltaram a registar-se cerca de 300 ocorrências.

CLIQUE NA IMAGEM E VEJA O VÍDEO DA CMTV

fogo incêndio Sever do Vouga A25 população bombeiros
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)