Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
3

Força Aérea faz parto entre São Jorge e a Terceira

Um menino nasceu às 12h15 deste domingo (hora de Lisboa, menos uma hora nos Açores), a bordo de um helicóptero EH-101 Merlin da Força Aérea, que transportava o pai e a mãe do bebé, grávida de 36 semanas, de São Jorge para o hospital de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, também nos Açores. Mas a dez minutos da aterragem começou o trabalho de parto.
27 de Maio de 2012 às 22:34
Helicópteros da Força Aérea voltam a servir de bloco de partos
Helicópteros da Força Aérea voltam a servir de bloco de partos FOTO: D.R.

“A nossa preocupação foi criar as melhores condições enquanto decorria o parto e ter a aeronave estabilizada. As condições meteorológicas não eram as melhores –  chovia e tínhamos pouca visibilidade – , mas não foram determinantes. Quando saímos de São Jorge já tínhamos a noção de que o parto poderia acontecer a bordo. A oito milhas de Angra do Heroísmo, faltavam dez minutos para aterrarmos, tivemos de entrar em espera, em pleno voo, para criar as melhores condições de estabilidade da aeronave”,  explicou ao CM o tenente José Araújo, piloto do helicóptero da Força Aérea.

A bordo do EH-101 Merlin, para além da tripulação da Força Aérea, estava uma equipa médica que fez o parto. Mãe e filho estão bem de saúde, tendo sido levados para o Hospital de Angra do Heroísmo.

Este foi o quinto parto a bordo do helicóptero Merlin, num total de 28 partos feitos a bordo de aeronaves da Força Aérea a operarem nos Açores.

No balanço final de mais uma missão cumprida com sucesso, o tenente José Araújo confidenciou ao CM: “Foi uma alegria do tamanho do Mundo. Para mim foi o primeiro parto que tive a bordo e a que assisti. Esta é uma missão que nos enche a todos de orgulho e para mim muito mais, já que vou ser pai daqui a três semanas.”

Açores Força Aérea Parto no helicóptero São Jorge Terceira Angra do Heroismo Helicóptero Atlântico
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)