Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
1

Fosfatos no bacalhau chegam em 2013

A Comissão Europeia continua em conversações com as autoridades portuguesas sobre uma eventual introdução de polifosfatos no bacalhau de cura tradicional e uma proposta poderá ser apresentada no início de 2013, disse hoje um porta-voz do executivo comunitário.
27 de Novembro de 2012 às 13:01
Comerciantes e consumidores temem efeitos dos químicos no bacalhau
Comerciantes e consumidores temem efeitos dos químicos no bacalhau FOTO: Nuno André Ferreira

"A Comissão ainda está em contactos com as autoridades portuguesas" sobre a possível adição de químicos no processo de salga de bacalhau, afirmou em resposta à agência Lusa o porta-voz do executivo comunitário para a Saúde e Protecção dos Consumidores, Frédéric Vincent. O mesmo responsável adiantou que uma "proposta pode ser apresentada no início de 2013".


A 12 de Setembro, a Comissão Europeia adiou a votação da proposta sobre utilização de fosfatos no bacalhau e, nessa altura, teve início um processo de negociação com Portugal tendo em vista a definição de medidas que atenuem o impacto desta alteração legislativa sobre a indústria portuguesa.

Em causa está uma proposta da Islândia e da Noruega que visa obter a autorização da União Europeia (UE) para introduzir aditivos alimentares no bacalhau de salga húmida (cura tradicional).

Os subscritores da proposta dizem que a intenção é usar os fosfatos, que dão uma cor mais branca ao peixe, nos produtos que se destinam apenas a determinados segmentos do mercado europeu, nomeadamente Espanha e Grécia.

A Associação dos Industriais do Bacalhau (AIB) e o Governo português intensificaram a pressão sobre Bruxelas para minimizar os efeitos desta alteração legislativa sobre a indústria portuguesa.

Os noruegueses têm negado, no entanto, que a introdução de fosfatos comprometa o bacalhau português, garantindo que este conservante será aplicado apenas em produtos destinados a outros mercados.

bacalhau; comissão europeia; fosfatos; noruega
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)