O tempo frio, com temperaturas negativas, vai continuar em todo o território português até à próxima segunda-feira, dia 17, anuncia um novo comunicado do IPMA.
O mesmo explica que a antevisão "para os próximos dias evidencia valores da temperatura média do ar abaixo do normal, refletindo-se numa anomalia negativa (entre -6 e -1°C) para todo território na semana de 11 a 17 de janeiro".
Portugal está desde dia 24 de dezembro de 2020 a viver semanas de frio intenso tendo, inclusive, esta semana, registado valores que não se registavam há vários anos. Os dias 5 e 6 janeiro de 2021 foram os dias com os menores valores médios.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera mantém assim Portugal continental e parte da Madeira em aviso amarelo até terça-feira devido à "persistência de valores baixos da temperatura mínima".
Os 18 distritos do continente vão continuar com aviso amarelo, com a Guarda a ser novamente o distrito com a temperatura mais baixa (-3.º).
Também com aviso amarelo está a Região Autónoma da Madeira, onde apenas a costa sul da ilha irá manter temperaturas adequadas e por isso está com aviso verde.
Segundo o IPMA, o alerta amarelo para a Madeira está associado à previsão de neve nos pontos mais altos da ilha que poderá condicionar a circulação em algumas zonas e até provocar danos em árvores.
Já nos Açores, as temperaturas serão mais adequadas e por isso estão com aviso verde.