Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
2

Fumadores dormem menos e pior

Os fumadores dormem pior e menos tempo do que os não-fumadores. A conclusão é de uma investigação realizada pela Faculdade de Medicina de Berlim-Charite, na Alemanha, e divulgada pela Facilitas Healthcare, em Portugal.
15 de Outubro de 2012 às 13:05
Os cientistas analisaram 1071 fumadores e 1243 não fumadores e comprovaram que 17 por cento dos fumadores dormem menos de seis horas noite, em média, e 28 por cento têm uma pior qualidade de sono
Os cientistas analisaram 1071 fumadores e 1243 não fumadores e comprovaram que 17 por cento dos fumadores dormem menos de seis horas noite, em média, e 28 por cento têm uma pior qualidade de sono FOTO: Arquivo CM

Os cientistas analisaram 1071 fumadores e 1243 não fumadores e comprovaram que 17 por cento dos fumadores dormem menos de seis horas noite, em média, e 28 por cento têm uma pior qualidade de sono, o que se deve ao facto da nicotina ser um estimulante.
 
“Vários estudos internacionais apontam a falta ou má qualidade de sono como factor de risco para o desenvolvimento de doenças como a diabetes ou a obesidade. Se, a isso, aliarmos todas as patologias e problemas de saúde associados ao tabagismo – como o cancro do pulmão, insuficiência cardíaca e, até, esquizofrenia – o cenário é assustador”, diz Marta Andrade, terapeuta da Facilitas Healthcare.

O Grupo Facilitas Healthcare nasceu na Alemanha, em 2007, e actualmente tem mais de 60 clínicas espalhadas por 23 países da Europa, América e Ásia.

fumadores cigarros fumo dormir sono saúde
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)