Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
8

Funcionários de cantinas da região centro estão em greve

Trabalhadores vão fazer protesto junto à sede da AHRESP em Coimbra.
Lusa 19 de Março de 2018 às 07:36
Cantinas escolares
Cantina
Cantina escolar
Cantinas escolares
Cantina
Cantina escolar
Cantinas escolares
Cantina
Cantina escolar
Os trabalhadores da hotelaria, alimentação e bebidas iniciam hoje uma quinzena de luta, que começa com uma greve nas cantinas das escolas, empresas, hospitais e serviços do Estado da região centro, em defesa de aumentos salariais e salvaguarda de direitos.

O pessoal dos refeitórios escolares e dos refeitórios concessionados em fábricas, hospitais e serviços do Estado, exceto da empresa Such, contesta também a redução do pagamento do trabalho suplementar e em dia feriado, o aumento dos ritmos de trabalho e da precariedade.

A Federação dos Sindicatos de Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal (FESAHT), que convocou a quinzena de luta, afirmou, em comunicado, que "esta greve irá afetar seriamente as refeições escolares, mas também a alimentação em algumas unidades hospitalares, refeitórios de Fábricas e de serviços do Estado nos seis Distritos da Região Centro".

Os trabalhadores das cantinas da região centro vão aproveitar o dia de greve para se manifestarem junto da sede da AHRESP em Coimbra.

A quinzena de luta inicia-se esta segunda-feira com a greve nas cantinas e termina com uma manifestação nacional junto à Associação Patronal e ao Ministério da Economia a 4 de abril.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)