Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
6

Gás radioativo ameaça casas na Urgeiriça

Moradores aguardam pela requalificação das habitações.
Pedro Ramos Bichardo 26 de Julho de 2019 às 08:42
Casas na localidade de Urgeiriça não foram totalmente requalificadas
Casas na localidade de Urgeiriça não foram totalmente requalificadas FOTO: Direitos Reservados
Cerca de 60 casas na Urgeiriça, em Nelas, continuam por requalificar depois de apresentarem níveis elevados de um gás radioativo, libertado durante as explorações de urânio.

O Ministério do Ambiente diz que 15 casas estão concluídas, 9 em início de obras e uma com a obra a decorrer. Garante ainda que duas casas estão desabitadas, com o projeto de execução em curso e há cinco que foram reavaliadas pela Universidade de Coimbra, em 2008, considerando-se que não havia necessidade de intervenções.

A situação representa grande perigo para os moradores destas casas, onde o valor devia estar entre os 300 e 400 becquerels (unidade utilizada para medir o radão).

A verdade é que há registos de casas com escalas a atingirem 1000 becquerels. Carlos Pereira, de 59 anos, é um dos moradores da Urgeiriça que aguarda pela requalificação da casa.

Tem o apartamento no rés do chão de um prédio, onde na base foi colocada areia retirada das prospeções feitas na Mina da Urgeiriça, situação que levou à contaminação da estrutura. O Ministério do Ambiente diz que todas as habitações em risco foram alvo de análise.

Maior risco de cancro do pulmão
A exploração do urânio pode trazer vários problemas em termos de saúde, nomeadamente cancro do pulmão. O registo nos locais onde se localizam minas de urânio é três vezes superior ao restante território português.

PORMENORES
História
Urgeiriça é uma localidade da freguesia de Canas de Senhorim, concelho de Nelas, conhecida pelas minas de urânio. Estiveram em funcionamento desde 1913. Em 2001 entraram em processo de liquidação.

Urânio à venda
Num armazém vedado e vigiado encontram-se 190 toneladas de urânio à venda. Valem 13,7 milhões de euros.
Mina da Urgeiriça Nelas Ministério do Ambiente
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)