Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
Ao minuto Atualizado às 20:07 | 17/06

Certificado digital Covid-19 vai substituir testes em eventos

Há 10 concelhos que não avançam no plano de desconfinamento.
17 de Junho de 2021 às 16:00
Mariana Vieira da Silva
Mariana Vieira da Silva FOTO: Lusa
O Conselho de Ministros reuniu-se esta quinta-feira para fazer novo ponto de situação e reavaliar a atual situação dos concelhos relativamente à Covid-19.

A ministra da Presidência explicou que "Portugal já não se encontra na zona verde" da matriz de risco.  
Ao minuto Atualizado a 17 de jun de 2021 | 20:07
17:30 | 17/06

Certificado digital Covid-19 vai substituir testes em eventos

O Governo anunciou ainda que certificado digital da Covid-19 vai substituir a obrigatoriedade de testes em eventos.

"A introdução de testagem nestes eventos é uma garantia de que eles podem prosseguir existindo e que não temos nenhum risco de ter de fazer uma redução significativa desse tipo de atividades", a ministra.

Mariana Vieira da Silva explicou que a norma de reduzir o tempo da toma entre as duas doses da vacina da  Astrazeneca está relacionada com o aumento de novos casos e a aceleração da vacinação.
16:12 | 17/06

20 concelhos em situação de alerta

Há ainda 20 concelhos em situação de alerta: 
Alcochete; Águeda, Almada , Amadora, Barreiro, Grândola, Lagos, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Sardoal, Seixal, Setúbal, Sines, Sobral de Monte Agraço e Vila Franca de Xira.
16:11 | 17/06

10 concelhos não avançam no plano de desconfinamento

Braga, Lisboa e Odemira mantêm-se na fase de 1 de maio do plano de desconfinamento, a que se juntam Albufeira, Arruda dos Vinhos, Cascais, Loulé, Sertã e Sintra, assim como Sesimbra com medidas mais restritivas.

Relativamente aos 10 concelhos que ficam sujeitos às medidas da quarta fase do plano de desconfinamento, aplicada desde 1 de maio, Mariana Vieira da Silva disse que Sesimbra registou, pela segunda semana consecutiva, mais de 240 casos de covid-19 por 100 mil habitantes, pelo que estará num nível de "maior restrição", inclusive o encerramento da restauração e dos estabelecimentos às 15h30 durante o fim de semana.

"Os restantes nove concelhos encontram-se na fase em que estávamos antes desta nova fase de desconfinamento, genericamente, são eles Albufeira, Arruda dos Vinhos, Braga, Cascais, Lisboa, Loulé, Odemira, Sertã e Sintra", apontou.


16:08 | 17/06

Governo proíbe circulação de e para a Área Metropolitana de Lisboa ao fim de semana

O Governo anunciou que está proibida a circulação "de e para a Área Metrolitana de Lisboa ao fim-de-semana". Esta proibição entra em vigor a partir das 15h00 de sexta-feira e até às 06h00 de segunda-feira

A medida serve para "não alargar situação" que se vive em Lisboa contendo assim o aumento dos casos de Covid-19 na área. 

A ministra da Presidência garante que a medida tem enquadramento legal e anuncia que vai haver um reforço da fiscalização estendida a todo o terrritório nacional. 



16:03 | 17/06

Quatro concelhos avançam no desconfinamento

A ministra da Presidência anunciou que quatro concelhos avançam no desconfinamento, sendo eles Alcanena, Paredes de coura, Santarém e Vale de Cambra.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Conselho de Ministros Covid-19 DGS política governo (sistema) executivo (governo)
Ver comentários