page view

Governo dos Açores realiza visitas estatutárias às ilhas das Flores e do Corvo

Segundo o Estatuto dos Açores, o Governo Regional tem de visitar cada uma das ilhas do arquipélago pelo menos uma vez por ano.

30 de novembro de 2025 às 22:54

O Governo dos Açores realiza visitas estatutárias às ilhas das Flores e do Corvo, na terça e na quarta-feira, com um programa que inclui reuniões com presidentes das Câmaras e mesas dos Conselhos de Ilha.

Segundo a agenda da visita, a que a agência Lusa teve acesso, na terça-feira o executivo (PSD/CDS-PP/PPM) realiza a visita estatutária às Flores, que começa, pelas 09:30 locais (mais uma hora em Lisboa), com uma reunião com o presidente da Câmara Municipal das Lajes das Flores, Beto Vasconcelos, nos Paços do Concelho.

Pelas 11h30, haverá outra reunião com a presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores, Elisabete Nóia, no edifício da Startup Flores -- Incubadora de Empresas da Ilha das Flores.

Após o almoço reunir-se-á o Conselho do Governo, seguindo-se, pelas 15h00, uma reunião do executivo açoriano com a Mesa do Conselho de Ilha das Flores.

Na tarde de terça-feira, os governantes do arquipélago deslocam-se para a ilha do Corvo, onde, pelas 18h15, reunir-se-ão com o presidente da Câmara Municipal do Corvo, Marco Silva, nos Paços do Concelho.

Na quarta-feira, último dia da visita estatutária à mais pequena ilha do arquipélago, haverá uma reunião com a Mesa do Conselho de Ilha do Corvo (09:00) e uma reunião do Conselho do Governo (11h00).

A visita estatutária às duas ilhas do grupo Ocidental terminará pelas 12h15, com a leitura das conclusões dos dois Conselhos do Governo, no edifício do Centro de Interpretação de Aves Selvagens do Corvo.

Segundo o Estatuto dos Açores, o Governo Regional tem de visitar cada uma das ilhas do arquipélago pelo menos uma vez por ano, com a obrigação de reunir o Conselho do Governo na ilha visitada.

Desta vez, como os Conselhos de Ilha estão em fase de transição, devido à realização das eleições autárquicas de outubro, o executivo açoriano apenas terá reuniões com as respetivas mesas.

O Conselho de Ilha é um órgão consultivo do Governo Regional dos Açores composto pelos presidentes das câmaras e assembleias municipais da ilha, por quatro membros eleitos de cada assembleia municipal, por três presidentes de junta de freguesia, um representante do Governo Regional (sem direito a voto) e vários membros das organizações sociais, ambientais, culturais e empresariais da ilha.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8