Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
7

Governo impede 1.º ciclo no Colégio Militar

O Governo recusou a abertura do 1.º ciclo do ensino básico no Colégio Militar e os pais que já tinham os filhos inscritos vão concentrar-se na manhã desta quarta-feira junto à entrada da instituição, em Lisboa.
10 de Agosto de 2011 às 09:33
Alunos do Colégio Militar
Alunos do Colégio Militar FOTO: Sérgio Lemos

Paulo Teixeira, pai de um menino de sete anos que inscreveu no segundo ano está inconformado. "Eu sou empresário, compreendo as contingências no mercado, mas não na Educação. Tinha o meu filho em outro colégio e tive que o tirar de lá.  Depois, já gastámos dinheiro com a inscrição, com livros, com material", disse à Lusa.

O Governo decidiu não dar luz verde por considerar "não estar demonstrada  de forma inequívoca a viabilidade económica e financeira do projeto".

O diretor do Colégio, Fernando Ferreira, afirmou  que a instituição "está a diligenciar para que as crianças sejam colocadas onde os pais  pretenderem, transferindo as matrículas para as escolas que os pais indicarem".

Paulo Teixeira diz que inscreveu o filho, que iria entrar para o segundo ano do Básico, "por uma questão de rigor, de disciplina, de formação, não por capricho" e assegura que "há muitos pais revoltados" com a decisão.

De acordo com uma carta enviada pelo diretor do Colégio Militar aos pais dos "mais de 100 candidatos que se apresentaram para inscrição", um despacho assinado pelo secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Paulo Braga Lino, a 5 de agosto "impede de todo" a instituição de prosseguir com a abertura  do primeiro ciclo no próxima ano letivo.

No despacho o secretário de Estado justifica a decisão com a "necessidade da verificação explícita da sua compatibilidade com  os compromissos internacionais da República, num momento de fortes restrições orçamentais".

Fonte do ministério da Defesa contactada pela Lusa confirmou o despacho  do secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, adiantando que Paulo Braga Lino considerou "não estar demonstrada de forma inequívoca a viabilidade  económica e financeira do projecto".

educação colégio militar
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)